Bênção dos pães

Bênção dos pães

Comovido diante da pobreza do povo das redondezas do convento onde dividia o seu tempo entre a meditação e o trabalho na cozinha no século XIII, certo dia Santo Antônio pegou o que havia na despensa e distribuiu aos pobres. Na hora da refeição dos irmãos, o frade padeiro viu que não havia pão e levou o problema a ele. Santo Antônio disse a ele para procurar com mais atenção, rezou e os cestos se encheram novamente. É esta a origem da bênção dos pães, realizada todos os anos no dia do nosso patrono. Este ano, o CSA comemorou a data na véspera (12 de junho), nos dois turnos.

No Coleginho, a celebração incluiu a encenação da história coração do homem avarento. Chamado para salvar um homem que morria de uma doença de coração, Santo Antônio disse a ele: “Não posso te ajudar, pois você não tem coração”. O homem não quis acreditar, mas logo se descobriu que seu coração avarento estava trancado num cofre, pois estava repleto de cobiça e egoísmo: num coração verdadeiro, reinam o amor, a bondade e a fraternidade.

No Colejão, o pão de Santo Antônio foi levado aos alunos nas salas de aulas, por integrantes da Missão Antoniana, formada por alunos do Curso de Teologia para Leigos, atuantes na Paróquia de Santo Antônio. Eles falaram sobre a origem da fama de casamenteiro do patrono do CSA: para ajudar as moças pobres que não tinham como pagar o dote que lhes era exigido na época, Santo Antônio fazia coletas entre os privilegiados, para que elas pudessem se casar.

Como a celebração foi realizada no Dia dos Namorados, além da mensagem de solidariedade e fraternidade representada pelo pão abençoado, os alunos foram estimulados a refletir sobre o significado maior do amor. O recado foi transmitido por dois trechos da Bíblia, que falam por si:

1 Coríntios 13:4-7 – “O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

1 João 4:7-8 – “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor.”