Caminhada Pascal 2016

Caminhada Pascal 2016

Como gesto concreto da celebração da Páscoa, o Colégio Santo Antônio promoveu, na manhã de quinta-feira, 31 de março, uma Caminhada Pascal com a presença dos alunos do Ensino Médio e educadores.

fotrinhA caminhada teve início na Praça do Papa onde ocorreu, a oração inicial, um abraço simbólico na praça e o alongamento. A caminhada se encerrou no Parque das Mangabeiras com celebração e lanche partilhado.

“O Colégio Santo Antônio acredita que educar é mais do que transmitir conteúdo”, explica Frei Oton, Diretor de Pastoral da escola: “É importante, também, levar os alunos a refletir sobre as questões ecológicas, políticas, sociais e econômicas do nosso tempo, no espírito da Campanha da Fraternidade 2016”, e complementa: “A ideia é de uma Caminhada Pascal como gesto concreto de participação na Campanha da Fraternidade 2016, cujo tema é ‘Casa Comum, nossa responsabilidade’”.

Por meio do lema escolhido, ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca’ (Am 5,24), a Campanha da Fraternidade nos incita a dar uma resposta ao Evangelho, que nos convida ao serviço do próximo, do nosso irmão, e ao cuidado com o mundo, nossa casa comum. A caminhada manifesta justamente o incômodo diante da situação que se vive hoje: “Recusamo-nos a ficar parados diante da situação atual. É preciso nos mobilizar por uma sociedade politicamente responsável, comprometida com a fraternidade e a justiça”, explica o religioso franciscano.

abracoA Praça do Papa foi escolhida especialmente como ponto de partida da caminhada pelo fato de ser símbolo da visita do papa João Paulo II a Belo Horizonte em 1980. Além ser um cartão-postal de Belo Horizonte, a praça, por essa carga simbólica, se torna espaço propício para refletir sobre o Ano da Misericórdia, que o Papa Francisco considera como “um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano”. A caminhada pascal, encorajada pelo Ano da Misericórdia, procura abrir as portas do colégio e dos corações das pessoas para sair com o Senhor ao encontro do mundo.

O gesto da caminhada evidencia que, ao caminharmos ao lado de amigos, mesmo o sol forte ou o longo percurso se tornam prazerosos, em vez de um fardo, e manifesta que estamos juntos na tarefa de cuidar da nossa casa.

Veja todas as fotos clicando aqui!

Slogan-CSA-2016