Campanha solidária no CSA

Campanha solidária no CSA

Alunos do 8º ano e da 1ª série do Ensino Médio doam 500 brinquedos para escola infantil do Aglomerado da Serra

IMG_0485-pequenoAs férias de meio de ano de Lígia Heringer e Thaís Pimenta (1ª série do Ensino Médio) começaram de forma perfeita. Em uma casa no Bairro da Serra, elas se sentaram no chão para brincar com bonecas e assistiram a um show divertido. Mas a companhia foi a melhor parte do programa desta quinta-feira (16 de julho): as crianças do Centro Educacional Prof. Estêvão Pinto (CEPEP).

Lígia e Thaís estiveram na escola em missão oficial: representar os colegas na última etapa de uma ação solidária. Incentivadas pelos professores Sandra Helena e frei Jacir de Freitas Faria, as turmas de Ensino Religioso do 8º ano e da 1ª série do EM passaram os últimos dois meses coletando doações em dinheiro e itens usados em bom estado de conservação para os meninos e meninas matriculados no CEPEP.

A iniciativa é uma das ações da Campanha da Fraternidade 2015 no Colégio Santo Antônio, cujo tema, “Fraternidade: Igreja e Sociedade” busca lembrar, a todos os cristãos, o que nos ensina Jesus por meio do evangelho de São Marcos: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). A mobilização das pessoas em prol da comunidade é uma das maneiras de cumprir essa missão.

Em dois meses e contando com a ajuda de parentes e amigos, os alunos arrecadaram mais de R$ 1 mil. O dinheiro foi entregue aos pais de Lígia, Andrea e Gustavo, que depois de muita pesquisa de preços e negociação compraram mais de 200 brinquedos. “São brinquedos pedagógicos, que ficarão nas salas de aulas e serão usados coletivamente pelas crianças”, diz Sandra Helena. A lista inclui kit cozinha; carros, motos e aviões; animais; instrumentos musicais e bonecas negras.

Além dos brinquedos novos, as crianças de 1 a 5 anos matriculadas no CEPEP ganharam muita coisa bacana usada – no total, foram doados cerca de 500.

O CEPEP

IMG_0482-pequena

O Centro Educacional Professor Estevão Pinto foi inaugurado em 1961, por iniciativa de dona Dulce Pinto Rodrigues, filha do professor Estêvão Pinto. A família doou parte da chácara onde morava para a construção da escola.

A gerente-geral, Cibele Sousa Tanajura, explica que a escola atende somente a crianças do Aglomerado da Serra cujas mães trabalhem fora e depois de análise socioeconômica e anamnese familiar: “Os pais dos nossos alunos são muito participativos”, conta.  “Temos lista de espera e eles não querem perder a vaga.”

Atualmente com 363 alunos e 60 funcionários e com turmas de horário integral, a instituição tem cozinha e lavanderia. As crianças são entregues à família às 16h30, depois de jantar e de banho tomado.

A instituição é registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e portadora do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos. Os educadores são pagos pela Prefeitura, mas a gestão é profissional. “Temos plano de ação, acompanhamento de metas e avaliações periódicas de todos os setores”, diz Cibele Tanajura. “Nosso objetivo é sermos reconhecidos, no ano que vem, como instituição referência de educação Infantil.”

O profissionalismo dá excelentes resultados: “Há crianças daqui que buscam vagas para bolsistas em escolas particulares e se saem muito bem”, conta ela. Em 54 anos de existência, também é motivo de contentamento a relação de parceria e confiança com a comunidade do Aglomerado da Serra, diz Cibele: “É gratificante quando a avó ou o avô de uma de nossas crianças chega aqui, dizendo que seu filho ou filha também passou por nossas salas de aula”.

Para saber mais sobre o Centro Educacional Professor Estêvão Pinto, visite o site www.cepep.org.br.

Comments (1)

• Bom dia!
      Visualizamos a postagem sobre as doações de brinquedos realizada para o CEPEP.
      Agradecemos pelas doações.

Obs: a data que o CEPEP foi inaugurado foi dia 03 de agosto de 1961 , este ano ela faz 54 anos e não 64 como colocado na entrevista.

Forte abraço e obrigada.

Grazielle Antunes.