Carla Viana, ex-aluna do Colégio Santo Antônio diretamente para as Cozinhas Francesas

Carla Viana, uma ex-aluna brilhante do Colégio Santo Antônio, tem uma trajetória que inspira a todos nós. Sua jornada é uma prova viva de que determinação, paixão e perseverança podem nos levar aos nossos sonhos, independentemente dos obstáculos que possam surgir no caminho.

Carla Viana iniciando o seu grande sonho

Embora a paixão de Carla desde os 6 anos de idade fosse pela gastronomia, ela decidiu cursar Direito após sua formação no Ensino Médio, que se deu no CSA, no ano de 2011. Seus talentos acadêmicos se destacaram desde o início, e Carla não só foi aceita em várias universidades, mas escolheu a UFMG para se dedicar ao curso que havia escolhido. Durante seus anos na universidade, ela demonstrou uma grande vontade de aprender, chegando até a adicionar o francês ao seu conjunto de habilidades.

A oportunidade que mudaria sua vida surgiu quando Carla descobriu o programa de intercâmbio Minas Mundi, da UFMG. Ela foi aceita na Université de Rouen, na França, e passou seis meses imersa na cultura e no sistema jurídico francês. Foi nesse momento que Carla se apaixonou pelo país. Ao retornar ao Brasil, ela continuou sua carreira jurídica como advogada, mas a chama da gastronomia nunca se apagou. Dois anos depois, foi aceita em sete programas de mestrado diferentes na França, optando por um mestrado em Direitos Humanos na Université de Lyon. A coincidência de Lyon ser conhecida como a capital francesa da gastronomia reacendeu seu desejo de seguir sua paixão culinária.

Um dia de trabalho

Embora os cursos de gastronomia na França fossem caros, Carla não desistiu de seu sonho. Ela, que já cozinhava desde os 11 anos, começou como garçonete em um restaurante, graduou-se com as maiores notas da turma em seu primeiro curso de gastronomia e recebeu uma bolsa do governo local francês. Sua jornada culinária continuou, e Carla conquistou uma vaga em um restaurante com estrela Michelin, o Jéremy Galvan, enquanto concluía seu segundo curso de gastronomia com igual sucesso. Além disso, sua paixão e habilidades culinárias a levaram a ganhar um concurso e se tornar embaixadora da Fondation Bocuse, uma conquista notável.

Carla no programa Objectif Top Chef

Atualmente, Carla está participando do prestigioso reality show francês “Objectif Top Chef”, uma das maiores competições culinárias da França, onde ela é a única brasileira competindo entre 72 participantes, entre aprendizes e amadores. Seu objetivo é vencer a competição e entrar para a equipe do renomado Chef Philippe Etchebest, no campeonato para profissionais Top Chef.

Carla Viana é um exemplo de como a educação no Colégio Santo Antônio contribuiu para sua formação e preparação para a carreira que escolheu seguir. Ela destaca que o CSA a ensinou a estudar, desenvolver pensamento lógico e assimilar conceitos, além de proporcionar amizades duradouras que a apoiaram em sua jornada. Para os alunos do CSA que têm interesse em seguir uma carreira semelhante à de Carla, ela oferece conselhos valiosos e enfatiza a importância de compreender a realidade da profissão, que muitas vezes envolve longas horas de trabalho sob pressão e condições desafiadoras. Carla também destaca a necessidade de perseverar, acreditar em si mesmo e contar com uma forte rede de apoio.

Carla na sua época de CSA

A história de Carla Viana é uma inspiração para todos nós, mostrando que os sonhos podem se tornar realidade quando seguimos nossa paixão e trabalhamos incansavelmente para alcançá-los. Estamos ansiosos para acompanhar sua jornada no “Objectif Top Chef” e aplaudir suas realizações futuras na culinária francesa e além.