Coleginho de olho no céu

Coleginho de olho no céu

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental aproveitam palestra com um dos primeiros brasileiros a descobrir um cometa.planets

Patrulhar o céu com os olhos. Viajar pelo espaço através de telescópios. Estudar a evolução e movimento dos astros. Esse é o objetivo da astronomia, uma ciência que nasce junto com a curiosidade de conhecer os objetos luminosos que gravitam fora da nossa atmosfera.

O astrônomo Cristovão Jacques conversa com as crianças.

Nesse sentido, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, ao estudarem sobre o céu (sistema solar), participaram de duas atividades: a confecção de maquetes do sistema solar e a participação na palestra sobre o sistema solar com um dos primeiros brasileiros a descobrir um cometa.

As duas atividades tiveram por objetivo aprofundar os estudos vistos em sala de aula. E claro, a poesia não deixou de estar presente, afinal de contas o céu sempre inspirou poemas e músicas ao longo dos anos. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de entrar contato com o poema “Ouvir estrelas” de Olavo Bilac.

O palestrante foi o astrônomo Cristovão Jacques, mineiro, formado em Engenharia Civil e Física pela UFMG e que desde os 14 anos pertence ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais. Ele e dois amigos construíram seu próprio observatório e se converteram nos primeiros brasileiros a descobrir um cometa. Batizado de C/2014 A4 Sonear, o corpo celeste foi oficializado pela União Astronômica Internacional no dia 16 de janeiro, menos de um mês depois da inauguração do observatório.

Eu observo o céu desde os 14 anos. Da janela da minha casa eu costumava observar uma estrela muito brilhante que aparecia no pôr do sol. Era o planeta Vênus. Foi daí que surgiu o meu interesse em saber mais sobre aquela estrela e como ela funcionava. E essa curiosidade foi só aumentando. ” Afirma Cristovão.

Slogan-CSA-2016