-
- 19 ago
Colégio investe em descarte de lixo eletrônico que beneficia comunidade
Projeto desenvolvido pelo setor de TI do Colégio Santo Antônio focou na conscientização e na doação de uma tonelada de lixo eletrônico
A conservação da natureza só é possível quando há equilíbrio com as ações das pessoas. É por esse e outros motivos que a educação ambiental deve fazer parte da nossa rotina. A forma como vivemos e tratamos o lixo que produzimos ainda precisa evoluir muito. É importante termos consciência de que, em todos os lugares por que passamos, somos responsáveis pelo meio ambiente, seja a nossa casa, o nosso trabalho, durante uma viagem com a família, no colégio, na nossa rua e cidade.
Todo esse trabalho de conscientização tem sido reforçado pelo projeto de descarte de lixo eletrônico no Colégio Santo Antônio em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
Este ano, mais de uma tonelada de lixo eletrônico foi recolhido pelo setor de TI do Colégio Santo Antônio. O projeto teve como principal objetivo o de retirar resíduos de circulação, fazendo o seu descarte da forma correta. O volume coletado superou o recolhido nos anos passados.
“Todo o lixo eletrônico recolhido no Colégio é encaminhado para os nossos parceiros ambientais. O que tem reaproveitamento vira matéria-prima que volta como equipamentos de remanufaturados”, explica Edilson Sodré, coordenador da equipe de TI do Colégio.
Sobre a importância do descarte consciente
A maioria dos equipamentos eletrônicos possui algum tipo de metal pesado, como mercúrio, chumbo, cádmio, cromo, que, descartados na natureza, podem gerar graves malefícios não só ao meio ambiente como também à saúde. A UNESCO, da qual o Colégio Santo Antônio é parceiro, estima que são gerados todos os anos 50 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletrônicos em todo o mundo.