Colégio Santo Antônio promove tradicional bênção dos pães

Colégio Santo Antônio promove tradicional bênção dos pães

Em honra ao nosso santo patrono, celebração reuniu alunos e colaboradores

No dia 12 de junho, o Colégio Santo Antônio promoveu a tradicional bênção dos pães em uma emocionante cerimônia para seus colaboradores. O evento foi conduzido por Frei Humberto, Diretor Administrativo da instituição, que transmitiu a importância desse ato aos presentes.

Já no dia seguinte, 13 de junho, durante o turno da manhã, foi a vez dos alunos do Coleginho e do Colejão vivenciarem esse momento especial. A bênção foi conduzida por Frei Oton, Diretor Pastoral do Colégio. No turno da tarde, os estudantes também tiveram a oportunidade vivenciar a bênção, ministrada por Frei Humberto.

A distribuição dos pães de Santo Antônio remonta a uma tradição histórica e religiosa. Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”, foi um frade franciscano que viveu no século XIII. Sua devoção é amplamente difundida, e ele é reconhecido como um intercessor nos assuntos relacionados ao amor e ao matrimônio.

A tradição dos pães de Santo Antônio está associada a um milagre atribuído ao santo. Conta-se que, certa vez, Santo Antônio estava pregando para uma multidão faminta e não tinha nada para oferecer-lhe. Porém, em um gesto de fé e generosidade, ele partiu o próprio pão em pedaços e o distribuiu entre as pessoas. Surpreendentemente, as porções foram multiplicadas, saciando a fome de todos.

Desde então, os pães de Santo Antônio se tornaram símbolos de bênção e generosidade. Em muitos lugares, especialmente nas festas dedicadas ao santo, esses pães são abençoados e distribuídos para as pessoas presentes, como um gesto de partilha e esperança.

No Colégio Santo Antônio, a distribuição dos pães durante a celebração anual reflete esses valores de fraternidade e solidariedade. A bênção representa não apenas a busca pela graça divina, mas também o desejo de unir as pessoas em um propósito comum, de fortalecer os laços comunitários e de cultivar a generosidade.

Durante a cerimônia, Frei Humberto e Frei Oton reforçaram a importância de Santo Antônio como um exemplo de amor ao próximo e exortaram os colaboradores e alunos a seguirem seus ensinamentos no cotidiano. A bênção dos pães foi um momento de reflexão, devoção e renovação dos votos de solidariedade, unindo a comunidade escolar em um espírito de harmonia e colaboração.

O Colégio Santo Antônio reafirma, por meio dessa tradição, seu compromisso de educar não apenas intelectualmente, mas de formar cidadãos conscientes e engajados com valores éticos e morais. A bênção dos pães de Santo Antônio se mantém como um elo entre o passado e o presente, inspirando ações de bondade e generosidade, e fortalecendo os laços entre os membros da comunidade escolar.