Congresso de Educação Franciscana

about us page title image
  • Congresso de Educação Franciscana

    Congresso de Educação Franciscana

    CSA participa de congresso sobre educação franciscana em Curitiba.

     

    0000001Encerrou na quinta-feira, 03, o Congresso Franciscano, em Curitiba. O evento, que iniciou na segunda-feira (30/11), reuniu professores, educadores e gestores do Brasil e do Mundo. Durante os quatro dias, o Teatro Bom Jesus foi palco do V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e do I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos – CFMB. Os encontros, debates e palestras, abordaram temas relacionados com a educação franciscana e a missão para uma educação baseada na construção e na transmissão dos valores humanos. Os eixos temáticos debateram a educação como missão, a transmissão do conhecimento e o modo de fazer as coisas e a transmissão de valores.

     

    O evento foi realizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura.

     

    Sob o tema “Educação Franciscana: Esperança em uma nova Humanidade”, o evento trouxe reflexões, debates e trocas de experiências sobre o papel dos cristãos comprometidos com a tarefa educacional, suas responsabilidades e as melhores práticas para a formação de pessoas com virtudes e valores. Do Colégio Santo Antônio marcaram presença os freis Vicente, Jonas e Jacir, os coordenadores Kafunga, Lourdinha e Gracinha e os professores Marcos Prado, Sandra Helena, Rodrigo, Maria Alzira, Patricia e Ana Maria. O coordenador de Pastoral do CSA Paulo Gustavo também esteve presente.001001

     

    “O I Congresso que encerra hoje é o primeiro, e grande, passo para o fortalecimento da educação franciscana baseada em valores humanos e conhecimento. O próximo será em Anápolis, em 2017” (Frei Fidêncio Vanboemmel, o ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil);

     

    No congresso estiveram presentes vários autores, pensadores e profissionais. Entre eles podemos destacar frei Ernesto Londoño, referência internacional em temas relacionados com educação, o prof. Alberto da Silva Moreira Alberto , doutor em Teologia Fundamental, PhD em Ciências da Religião e Gastprofessor da Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule de Aachen na Alemanha, Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Frei Betto e diretor dos programas internacionais do Siena College, nos Estados Unidos, Frade Brian C. Belanger.

    Leave a comment

    Required fields are marked *