Conheça a história de sr. Haroldo, aluno da primeira turma do CSA, em 1950

about us page title image
  • Conheça a história de sr. Haroldo, aluno da primeira turma do CSA, em 1950

    Conheça a história de sr. Haroldo, aluno da primeira turma do CSA, em 1950

    “O que mais me marcou no Colégio Santo Antônio foi a liberdade e o senso de responsabilidade que fomos ensinados a ter a todo momento. Era muito diferente do outro colégio em que eu estudava e notei isso logo no primeiro dia”.

     

    001-1

    Frades e professores do Colégio Santo Antônio em São João Del Rei

    Natural de São Gonçalo de Sapucaí, sr. Haroldo Nogueira, de 84 anos, foi aluno do Colégio Santo Antônio em São João Del Rei e fez parte também da primeira turma que fundou a unidade do colégio em Belo Horizonte.

     

    Sr. Haroldo compartilhou aventuras que viveu e curiosidades sobre a época e não conseguiu esconder um sentimento que se estampa em seu olhar ao mencionar a instituição: um profundo orgulho de ter feito parte dessa história.

     

    No início de sua adolescência, sr. Haroldo estudou em um Colégio interno em Varginha. Mas não foi lá que concluiu o chamado Ensino Científico, hoje conhecido como Ensino Médio. Em 1948, seu pai, preocupado com sua educação, resolveu transferi-lo para o Colégio Santo Antônio, que ainda se situava em São João Del Rei. Sr. Haroldo mostrou-se preocupado no começo, pois o colégio em que estudava era muito rígido e temia que seu novo lar poderia ser ainda pior.

     

    “Foi a maior surpresa da minha vida. Eu estava acostumado com o outro colégio que era extremamente rígido, não se podia fazer nada, todo mundo ficava vigiando todo mundo. Quando eu cheguei em São João, meu pai me acompanhou para conhecermos o Colégio Santo Antônio. Notamos logo a diferença”, lembra.

     

    Apesar de ser também um colégio interno, o Colégio Santo Antônio de São João Del Rei permitia a saída dos alunos periodicamente, e, além do ensino marcado por alta qualidade, os alunos eram ensinados a ter senso de autorresponsabilidade. “Os professores sempre ressaltavam que éramos livres para fazermos o que desejássemos, mas as consequências seriam obrigatórias. Desde cedo, fomos ensinados a ter responsabilidade sobre nossas escolhas e isso ajudou no meu amadurecimento”, explica.

     

    escola-em-1948

    Sr. Haroldo – marcado com a seta – Freis Diretores e alunos do Colégio em São João.

     

    Em 1950, foi inaugurado o Colégio Santo Antônio de Belo Horizonte. Os alunos foram convidados a se transferirem para o novo colégio, que não seria mais em regime de internato. “Escrevi uma carta para meu pai para saber se ele iria autorizar a minha ida à BH. Fiquei com muita expectativa de ir para a cidade. Não esqueço da felicidade que senti quando ele respondeu autorizando”.

     

    csa-1950

    Colégio Santo Antônio em 1950. Rua Pernambuco, 880.

    Sr. Haroldo conta que os freis alugaram várias casas na região da Savassi para os alunos que vieram de São João morarem. Ele lembra que eram todos livres para saírem das casas e fazerem o que desejassem, desde que estivessem em seus quartos até às 22 horas.

     

    Com emoção no olhar, sr. Haroldo compartilha o que mais marcou sua vinda à BH. “Logo que cheguei, os meus colegas me receberam e já me chamaram para ir ao cinema. Não havia aula naquele dia. Foi um sentimento de liberdade e felicidade que marcou a minha vida profundamente”.

     

    Após concluir o Ensino Científico, sr. Haroldo cursou Arquitetura na UFMG e seguiu a carreira. Segundo ele, o Colégio foi marca importantíssima na sua vida, pois ajudou-o a construir sua história e foi fundamental para sua educação.

     

    “O colégio sempre foi fantástico e certamente deixou em todos nós a sua marca profunda por toda a vida. Sempre me orgulhei de ter sido aluno do CSA. Principalmente pelo título de fundador do Colégio em BH”, afirma.

     

    Os três filhos de sr. Haroldo estudaram no Colégio e atualmente os três netos também estudam. Em sua família, não há discussão. “Aqui em casa, falar em Colégio só pode ser o Santo Antônio e estamos combinados”.

     

    Sr. Haroldo no Colégio Santo Antônio

    Sr. Haroldo no Colégio Santo Antônio

     

    Em seus mais de cem anos de existência, o Colégio Santo Antônio indubitavelmente marcou a vida de inúmeras pessoas, assim como a do sr. Haroldo. Essas histórias ajudaram a construir o que atualmente somos. Por isso, o CSA agradece o carinho de sr. Haroldo e a tantos outros que aqui passaram.

     

    Se você também tiver histórias para contar, entre em contato pelo email comunicacao@csa.g12.br. Será um prazer mergulhar em vivências e ajudar a compartilhá-las.

     

    Comments (6)

    • Sr. Haroldo é pai do Ivan, que foi meu colega no CSA, entre os anos 1980 e 1990. Estudei no CSA do 1º ano do Coleginho (Dona Mara) até o 3º ano científico (Frei Dario), passando por tempos do Frei Guilherme, Frei Jaime, Frei Hilário e tantos outros. Boas lembranças, saudades.

      Reply
    • Que emoção! Reconheci meu pai – Guido de Caux – nesta foto. Meu sobrinho, Victor de Caux, também estudou no Santo Antônio. Ele acaba de começar o curso de Direito.

      Reply
    • Adorei a ideia de compartilhar as estórias dos alunos e, principalmente, do nosso querido Haroldo. Ele participa dos encontros que organizamos e sempre nos brinda com seu excelente humor e causos! Viva você, Mano Haroldão!

      Reply
    • Também estudei no Santo Antonio, sai na turma 1977, foi muito importante para minha vida participar deste colégio.
      Grandes amizades e aprendizado para vida toda.

      Reply
    • Parabéns pela bela reportagem.
      Tudo isso mostra o valor do CSA em estar formando jovens cidadãos cristãos para o futuro.
      Muita gratidão pelos meus filhos, Yan e Kym.
      Paz e Bem!

      Reply
    • Estudei no Colégio Santo Antônio de 1958 a 1960. O diretor no primeiro semestre era o Frei Bertrando, que sempre dizia:-A vida é bela para quem sabe viver. Com o seu falecimento, no segundo semestre o diretor era o Frei Félix.
      Daí formei-me em Medicina na FMUFMG, na época FMUMG. Sinto-me orgulhoso de haver estudado no Colégio Santo Antônio.

      Reply

    Leave a comment

    Required fields are marked *