De olho nas estrelas

De olho nas estrelas

Atividade interativa sobre o sistema solar encanta alunos do CSA

Nos dias 4 e 5 de maio, os alunos do Colégio Santo Antônio puderam aprofundar ainda mais os estudos de ciências e astronomia. Foi instalado um planetário móvel no espaço do colégio e, assim, os alunos participaram de palestras imersivas e interativas sobre o sistema solar com uma equipe de instrutores especializados.

Mas, afinal, o que é um planetário móvel?

O planetário móvel é uma cúpula inflável onde imagens do céu noturno são projetadas em 360° e os espectadores podem observar e entender os movimentos celestes. A empresa carioca parceira do CSA, CINT – Ciência Interativa, presta serviços na área de Educação para a Ciência a mais de 15 anos e esteve na capital mineira exclusivamente para realizar as atividades no Colégio Santo Antônio.

Além disso, a atividade foi realizada tendo em vista a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), na qual os alunos do Colégio Santo Antônio participarão. A atividade procurou despertar um interesse maior pela disciplina e dar subsídios, ferramentas e informações adicionais como parte da preparação para a OBA. É interessante recordar que a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).