Declarada aberta a 2º edição da 9º ONU

• 9-onu-019onu-029-onu-049-onu-5

Declarada aberta a 2º edição da 9º ONU

Segunda edição do evento promete ser ainda maior que a primeira.

Por: Agência de Comunicação da 9ª ONU

1

Na última quinta-feira, 1° de outubro de 2015, foi declarada aberta, em cerimônia oficial, a segunda edição da simulação das Nações Unidas destinada aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental – a 9° ONU.  Na presença de delegados e diretores de nove comitês, das autoridades pedagógicas do Colégio Santo Antônio, dos coordenadores da série e de professores, o cerimonial se iniciou às 14h e perdurou até as 14h50min.

Os discursos do mestre de cerimônias, Gabriel Gonzaga, e dos membros da Mesa de Honra impressionaram e emocionaram a todos. O coordenador-geral, Olavo Sérgio Campos, destacou a importância da seriedade durante as atividades do evento; o professor Bruno Rangel ressaltou o papel fundamental dos modelos no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, tendo afirmado também que “a simulação é importante, inclusive, para desenvolver o senso de justiça. Justiça não é igualdade; […] justiça é dar a cada um a parte que lhe é cabida”.

Toda a cerimônia se deu em grande estilo. Alguns estavam trajados como diplomatas e chefes de Estado, enquanto outros se vestiam de acordo com a cultura de seus “países de origem”.  Para o atual diretor assistente da Agência de Comunicação, Henrique Quirino, que participou do mesmo evento em 2014, “A edição deste ano promete ser ainda melhor do que a anterior. Isso se deve, a meu ver, à empolgação dos estudantes e à dedicação e ao empenho dos professores organizadores Bruno Rangel e Wallace Carvalho.”. Os alunos do nono ano, já na cerimônia, se mostraram ansiosos e muito animados para o início das atividades da segunda edição da 9° ONU.

Sobre a 9ª ONU

Organização: Departamentos de História e de Geografia, Grupo de Simulações do Colégio Santo Antônio e Grêmio Estudantil;

Objetivo do projeto: i) possibilitar aos alunos do CSA contato com os modelos (nome dado às simulações de organizações internacionais); ii) incentivar os alunos a se envolverem nessas atividades, perpetuando a participação e o sucesso do Colégio Santo Antônio nesses eventos; iii) acrescentar novos conhecimentos aos alunos, de maneira mais prática, lúdica e original.

Tema abordado: Oriente Médio e diferentes aspectos globais

Comitês:
    • Comitês 01 e 02: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) de 1992
    • Comitês 03 e 04: Conferência de Londres sobre a Líbia (2011) – Situação da Líbia
    • Comitês 05 e 06: Organização das Nações e Povos sem Representação (UNPO) 2015 – Direitos dos Curdos
    • Comitês 07 e 08: Conferência das Mulheres 2015
    • Comitê especial: Agência de Comunicação