Diversas atividades encerram a VI Semana Literária Mauro Villela

Diversas atividades encerram a VI Semana Literária Mauro Villela

Do dia 17 ao dia 29 de novembro, várias atividades aconteceram no Colégio Santo Antônio. Tudo isso foi uma continuação da VI Semana Literária Mauro Villela, evento organizado pela equipe da Biblioteca e que objetiva incentivar a leitura e o conhecimento. Com o tema “O inverso da criação: reduza, reutilize, recicle e repense”, os alunos prepararam apresentações, exposições, peças teatrais e muito mais. Os pais e familiares vieram até o Colégio em várias atividades para conferir o trabalho dos alunos.

Fique por dentro do que aconteceu:

17/11 – No dia 17, o 1º Ano E apresentou um Sarau Literário para pais e convidados. Na ocasião, os alunos apresentaram danças, poemas, música, narrativas e teatro.

18/11 – As turmas do 1º Ano assistiram ao filme Dentro da Caixinha. O longa foi produzido pelo cineasta Guilherme Reis, que esteve presente no Colégio junto com atores do filme para um bate-papo com os alunos. Com teor educativo, o longa transmite valores, crenças e aspectos da cultura popular, mostrando a música e as brincadeiras de roda de antigamente para as crianças.

Equipe do filme "Dentro da Caixinha" no auditório Frei Hilário

Equipe do filme “Dentro da Caixinha” no auditório Frei Hilário

21/11- Os alunos do 5º Ano bateram um papo com a ex-aluna e escritora Lavínia Rocha. Durante o ano, os alunos leram o seu mais novo livro “Entre 3 mundos”, tema de prova. Na ocasião, a escritora tirou todas as dúvidas e contou curiosidades em um bate-papo descontraído.

Lavínia Rocha tira dúvidas de alunos

22/11 – O 4º Ano do Ensino Fundamental apresentou um Sarau Literário inspirado em obras de Manuel Bandeira. Os pais e convidados foram conferir o trabalho dos alunos, que recitaram poemas famosos do autor, como O Porquinho da Índia, Trem de Ferro, Pardalzinho, entre outros. O auditório também fez parte do espetáculo, decorado com artigos referentes aos poemas de Manuel Bandeira.

Alunas apresentam o poema Trem de Ferro

manuel-bandeira-manha

4º Ano apresenta o Sarau Literário

No mesmo dia, houve o Lançamento das Caixinhas Literárias. A iniciativa é fruto do Projeto Literário Manual Bandeira: Estrela de uma vida inteira. Os alunos fizeram um grande trabalho de produção de texto regado com muita arte e poesia.

caixinha-literaria

Caixinhas Literárias

23/11 –  Este foi o primeiro dia de Exposição Literária do 2º Ano do Ensino Fundamental no Coleginho. Pais e convidados puderam conferir os trabalhos expostos.

exposicao

Exposição de um dos trabalhos do 2º Ano

23/11 – Na sexta feira, no turno da manhã, a turma do 2º Ano D apresentou a peça teatral “A Grande Campeã”, inspirada em um livro que os alunos leram durante o ano. Pais e familiares assistiram ao espetáculo. No turno da tarde, houve uma sessão de autógrafos da turma do 2º Ano I. Os alunos autografaram o livro de poesias produzido por eles e tiraram fotos com os pais.

Aluna autografando o livro produzido em sala de aula

Alunos apresentam a peça "A grande campeã"

Alunos apresentam a peça “A Grande Campeã”

Nos dois turnos, as turmas do 2º Ano apresentaram a Cantata de Natal para pais e convidados, com apresentação teatral do presépio. Foi um espetáculo repleto de emoção.

natal-manha

Cantata de Natal do turno da manhã

natal-tarde

Cantata de Natal do turno da tarde

29/11 – As turmas do 5º Ano produziram a terceira edição do Jornal CSA Mirim. Tendo como referência o livro estudado Jornal do Brasil, os alunos produziram charges, histórias, textos publicitários, matérias jornalísticas e classificados. Divididos em grupos, ficaram responsáveis por escrever sobre diversos assuntos da atualidade. Houve também apresentação teatral das notícias dos cadernos, como opinião, cultura e tecnologia.

Alunas com o Jornal Mirim do turno da manhã

Alunas com o Jornal CSA Mirim do turno da manhã