Do Brasil para o Afeganistão: ex-aluna conta sobre experiência marcante

about us page title image
  • Do Brasil para o Afeganistão: ex-aluna conta sobre experiência marcante

    Do Brasil para o Afeganistão: ex-aluna conta sobre experiência marcante

    Luiza durante o período no Afeganistão

    Luiza durante o período no Afeganistão

    Luiza Noronha formou-se no Colégio Santo Antônio em 2004 e cursou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, com 30 anos, ela compartilha as vivências que teve durante os três meses que passou em uma província situada no Sudeste do Afeganistão, denominada Khost, onde atuou como médica anestesista em uma maternidade na região.

     

    A ex-aluna foi selecionada para participar da equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises. Ela conta que quando a propuseram que fosse ao Afeganistão, aceitou o convite. Depois da experiência que teve, afirma que não escolheria outro lugar para ir.

     

    “O que eu vivi naqueles três meses eu carregarei comigo para sempre. E, por mais que eu tente explicar o que significou, não consigo”, afirma.

     

    Luiza conta que, no seu trabalho de anestesista na maternidade, presenciou uma média de sessenta partos por dia. “Sou anestesista, mas com bastante frequência ajudava nos partos naturais ou ensinava mães de primeira viagem técnicas de amamentação. ”

     

    Durante os três meses, Luiza conheceu pessoas de todo o mundo, todas com um propósito em comum: ajudar. Segundo a ex-aluna, essa foi uma experiência muito enriquecedora, onde pôde praticar valores humanísticos e de responsabilidade.

     

    “O abismo cultural que nos separa ficou só na teoria. Ali, juntos, dividimos conhecimentos e experiências. Compartilhamos uns com os outros um pouco da cultura de cada um. E convivemos com a diferença, o respeito e a curiosidade”.

     

    Luiza Noronha e colegas na época em que estudou no CSA

    Luiza e colegas na época em que estudou no CSA

     

    A ex-aluna conta que o Colégio Santo Antônio foi fator fundamental em sua formação, onde reforçou em si características como o compromisso, a responsabilidade e a solidariedade. Hoje, como médica, procura ajudar aqueles que não têm oportunidades nem acesso à saúde, e por isso, conta ter orgulho em saber que faz parte de uma organização que se emprenha em garantir que esse acesso seja universal.

     

    modelo 02

    Comments (3)

    • Parabéns Luísa , eu sabia q vc iria longe
      Realmente , o CSA , acrescenta muito em nosssas vidas
      Sou mãe de duas ex alunas e sei bem como é maravilhoso fazer parte da FAMÍLIA CSA !!
      Imagino como esta troca de vivências e experiências significaram p vc e c certeza ,vc levará p o resto de sua vida !!
      Parabéns por ser tão determinada !!!
      Bjs , Lucia ( tia do Lu)

      Reply
    • Luísa,

      Fico encantada com pessoas que possuem o seu perfil. Parabéns e sucessos em sua carreira. Que você seja iluminada em todos os momentos de sua vida profissional!
      Se Deus quiser um dia vou ver meu filho brilhando como vc na linda profissão.

      Reply
    • Parabéns lu, muito orgulhosa de você !!!

      Reply

    Leave a comment

    Required fields are marked *

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp