Do Colégio Santo Antônio à diplomacia

Do Colégio Santo Antônio à diplomacia

Conheça Santiago, ex-aluno que faz carreira como diplomata

diplomata

Santiago e sua noiva Júlia

Santiago Pinto (27) estudou no Colégio Santo Antônio de 1996 até 2006, ano de sua formatura. Recentemente, tomou posse no cargo de diplomata e segue na área pela qual tem paixão.

Graduado em Direito, Santiago conta que foram quatro anos de extrema dedicação preparando-se para o concurso público que o traria a carreira de diplomata. Para ele, a área possibilita inúmeras oportunidades de satisfação pessoal e profissional e por isso foi tamanho o esforço para conseguir alcançar esse sonho.

Para ser diplomata, não há pré-requisito de curso superior, o que permite grande diversidade de pensamento entre os colegas, contribuindo para uma visão plural da realidade e dos desafios contemporâneos. Esse trabalho envolve a representação do nosso país perante outros países, tendo como funções informar, participar do gerenciamento das relações exteriores e acompanhar as discussões internacionais.

“A oportunidade de contribuir ao serviço público e, desse modo, à sociedade brasileira como um todo, juntamente com o fato de ser uma carreira relevante para o Estado e que abre oportunidade para desenvolver conhecimentos múltiplos e para conhecer pessoas e culturas diferentes foram fatores que facilitaram minha escolha”, diz.

diplo-a2

Santiago no momento da sua posse

“A multiplicidade de temas com os quais um diplomata pode trabalhar é intelectualmente instigante, envolvendo comércio, meio ambiente, direitos humanos, integração regional, entre vários outros. A possibilidade de representar o Brasil no exterior, além da inerente satisfação profissional, possibilita contato com povos, línguas e culturas diferentes, tudo isso somado ao ótimo incentivo de viajar ao redor do mundo”, explica Santiago.

Para o ex-aluno, a passagem pelo Colégio Santo Antônio foi fundamental para sua formação pessoal. “Lá, aprendi muito sobre convivência, respeito e responsabilidade. Os amigos que fiz e as lições que aprendi carrego comigo para a vida toda”, conta.

modelo 02

Comments (2)

• Matilde
      • 15 de junho de 2017 at 20:56

Santiago,

Muito nos orgulhamos de seu sucesso.
      Temos certeza que sua caminhada será gloriosa, sob as bênçãos de Deus.
      Parabéns.

Reply
    • Parabéns para o Santiago. Usando um ditado popular, ” filho de peixe, peixinho é” !!! Conheço toda a família, pessoas inteligentes, dedicadas e engajadas cutuealmente! O Santiago, desde criança demonstrou muita inteligência e cultura!! Que você tenha muito sucesso e uma brilhante carreira!!!

Reply