Do CSA para a Vida: Beatriz Marinho

Do CSA para a Vida: Beatriz Marinho

Por dez anos, Beatriz D’Aquino Marinho estudou no Colégio Santo Antônio, do 3º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. Durante sua década aqui, ela fez parte da equipe de futsal, de dança folclórica e até mesmo da ginástica artística.

Sobre o período que estudou no Colégio, Beatriz conta uma experiência muito marcante para sua vida: “A forma como o Colégio me ensinou a correr atrás do que queria foi muito importante para mim. Eu fiz intercâmbio durante o Santo Antônio; isso mudou muito a minha mentalidade. Eu fui para Espanha pelo CSA e eu tive todo o apoio e incentivo necessários para poder enfrentar o desafio e alcançar fluência no espanhol.”

Beatriz na sua época de CSA.

Após sair do Colégio Santo Antônio, Beatriz foi aprovada direto pelo vestibular da UFMG e iniciou o curso de Odontologia. Hoje, a Cirurgiã-dentista faz residência na área da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial na Unesp de Araraquara, SP; uma das mais antigas e tradicionais universidades na área do Brasil. “Quando me graduei em Odonto, fui trabalhar por seis meses para prestar a prova e agora sou residente e estou no meu último ano, completando o total de três anos de residência. Atendo em quatro hospitais da região e na Unesp. Como é uma das residências mais notáveis, ela é muito puxada também, são 100h semanais, pois faço parte de uma equipe de trauma que atende grande parte do interior de São Paulo.”

Sobre a influência do Colégio Santo Antônio em sua carreira, Beatriz finaliza: “O CSA me ensinou a ter perseverança e foco nos estudos. Os professores, com suas paixões em ensinar, davam aos alunos a vontade de aprender. A liberdade para tomarmos as nossas próprias decisões fez com que eu me tornasse uma pessoa mais independente e organizada. A base forte me deu coragem para escolher caminhos mais amplos.”

Beatriz e colegas durante uma cirurgia

No final deste mês de julho, Beatriz vai estudar na Alemanha: ela conquistou uma bolsa de estudos internacional para participar de um projeto em Cirurgia Crânio-Maxilo na Universidade de Marburgo. Ela fará parte de uma equipe de referência em cirurgias de articulação.

Sobre suas lembranças do CSA em sua vida, Beatriz conta: “É difícil escolher a melhor lembrança. Tudo me marcou. Eu gostava muito da relação que os professores e funcionários tinham com os alunos, então eu gostava de estar presente. As amizades feitas no Colégio também farão parte de mim para sempre.”

Para os alunos, Beatriz deixa uma mensagem especial: “Eu sempre recomendo aproveitar todas as oportunidades, sair da zona de conforto vai te mostrar que tem muito mais ao seu redor do que se pode imaginar. Uma coisa que aprendi com o CSA é gostar de fazer aquilo que a gente não gosta. Isso, inclusive, eu levei para a universidade, e foi muito importante na minha formação e aprovação na residência. Isso me ajudou a desenvolver uma outra forma de explorar. E claro, não deixar de ter um tempo para o lazer, explorar outras coisas na vida que não sejam só a parte acadêmica.”