Do CSA para a vida: Mahyra Tedeschi

Do CSA para a vida: Mahyra Tedeschi

Mahyra Tedeschi passou todo o seu Ensino Médio no Colégio Santo Antônio, de 2003 a 2005, preparando-se para prestar Geologia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). “Guardo com muito carinho todo o período que estive no Colégio; das amizades construídas aos ensinamentos que me ajudaram a alcançar os meus sonhos profissionais. O primeiro ano foi desafiador, pois era um ano de transição de sistema de ensino, mas isso me fortaleceu e me motivou ainda mais para os anos seguintes.”, conta.

Durante a sua graduação em Geologia, Mahyra já estava convicta do desejo de avançar na carreira acadêmica. Por isso, logo em seguida, ela começou o mestrado na UFMG. Quando terminou, ela deu início ao projeto de doutorado e, neste mesmo período, ela foi aprovada em um concurso público no Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Paralelamente ao seu trabalho, ela cursou o doutorado na Universidade de Berna, na Suíça. “Os resultados do doutorado foram muito interessantes, como, por exemplo, a descoberta de uma rocha de 2,55 bilhões de anos na região próxima a Poços de Caldas”, relembra.

A sua tese foi considerada uma das três melhores em Geociências, defendidas no ano de 2018, e a Sociedade Brasileira de Geologia a concedeu o prêmio “Martelo de Prata”, por sua produção científica de grande destaque.

Em 2018, ela ingressou como professora no Departamento de Geologia da UFMG, onde leciona sobre a formação de minerais. Neste mês de maio, ela deu início ao pós-doutorado na Universidade de Berna, investigando como as rochas dos oceanos podem viajar mais de 100 km no nosso planeta.

Emocionada, Tadeschi conta da importância da educação recebida no Colégio Santo Antônio em sua caminhada profissional: “Para além do conteúdo das disciplinas, o CSA me ensinou um novo modo de organizar o raciocínio e me proporcionou uma nova e rica visão sobre ética, disciplina e responsabilidade.

Para os alunos que querem seguir sua profissão, ela deixa um recado:

“A geologia tem diferentes vertentes, desde oportunidades para trabalhar viajando no campo a laboratórios e tecnologia. E é muito interessante entender melhor o planeta em que vivemos. Eu diria para aproveitarem muito as oportunidades no Colégio, como as aulas práticas, as viagens e também as aulas de idiomas, pois podem abrir muitas portas. Inclusive, se existir a possibilidade, façam intercâmbios, cursem disciplinas em outras instituições nacionais e estrangeiras. Existem bolsas em outros países, como na Alemanha, para universitários que querem avançar no estudo de alemão.

Mahyra Tedeschi mantém suas raízes no Colégio Santo Antônio e continua a seguir sua carreira com muitas coisas que aprendeu por aqui.  “Hoje eu participo profissionalmente, nos processos de ensino-aprendizagem, com as ações inerentes ao professor. Tento aplicar – com as necessárias adequações, estratégias que funcionaram comigo, relembrando as aulas que eu mais gostava, da forma como os professores eram apaixonados pelos temas que lecionavam e motivavam os alunos e incentivavam a pesquisa para além do que era ensinado na sala de aula. Eu acredito muito nisso; que o papel do professor tem como importantes componentes apresentar o conteúdo e motivar. E há muito a ser descoberto no Universo pelos alunos, de modo que os novos pesquisadores desvendem, tendo essa base como um dos pilares. Além disso, vejo como os diferentes aprendizados influenciam nossos hábitos e comportamentos; desde os alimentos que escolhemos a como dirigimos, dentre tantas outras coisas, e tenho a clara compreensão de que os ensinamentos da sala de aula, independentemente da carreira a ser seguida, são muito valiosos e se aplicam às nossas vidas.

Participe você também

Com alegria, os ex-alunos do Colégio Santo Antônio costumam compartilhar seus aprendizados com os atuais alunos e contar as histórias que marcaram suas vidas durante e depois do CSA. Se você é ex-aluno(a) e quer contar a sua história, entre em contato conosco: comunicacao@csa.g12.br.

Você pode ler mais histórias de ex-alunos clicando aqui!