Do CSA para Verdades Secretas da Rede Globo

Do CSA para Verdades Secretas da Rede Globo

bruno-penido

Arquivo pessoal

Bruno Lima Penido é formado em Jornalismo e Direito. Trabalhou na Folha de São Paulo e atualmente está na TV Globo. Faz parte da equipe do renomado autor Walcyr Carrasco. Já no primeiro trabalho, Bruno assina como colaborador da novela que retrata os bastidores do mundo da moda, a novela Verdades Secretas. Bruno, aluno do Colégio Santo Antônio de 1992 a 1996 (sétima série ao terceiro ano), foi entrevistado pela equipe da Comunicação do CSA e falou sobre sua história, recordações do CSA e sobre o final da novela.

Confira!

1) Você trabalha na Globo. Como foi sair de BH e chegar a ser roteirista na principal emissora do país?

Saí de BH porque fui aprovado no programa de trainees do jornal Folha de São Paulo. Me mudei pra São Paulo, e trabalhei quase sete anos na Folha. Fui repórter de vários cadernos, editor de suplementos especiais e correspondente em Buenos Aires, viajando os vários países da América Latina para fazer coberturas importantes. Quando voltei pro Brasil, decidi sair da Folha porque queria aprender sobre TV. Fui direto para o jornalismo da TV Globo, da GloboNews. Experimentei várias funções também por lá: edição, produção, reportagem. Depois, migrei dentro da própria Globo para a área de entretenimento, no Projac. Assumi primeiro uma função analítica, em que eu lia roteiros e projetos de programas dos outros e fazia parecer para a emissora. Eu já vinha fazendo cursos de roteiro havia muitos anos e isso fez toda a diferença. Depois desse período como analista, virei autor-roteirista mesmo e comecei de fato a escrever para a TV.

2) E como é o trabalho de um roteirista?

É um trabalho de muito suor, muitas horas, que exige técnica, talento, atenção. Não tem nada do glamour que as pessoas imaginam. Quem não for completamente apaixonado pelo ofício acaba desistindo. Só persiste quem não consegue imaginar a vida sem escrever.

bruno-csa

Bruno e sua turma no CSA

3) Além da novela Verdades Secretas, o que mais podemos esperar de você? Podemos esperar uma novela assinada por você nos próximos anos?

Entreguei recentemente duas sinopses minhas para a TV Globo. Quero escrever novelas como autor principal, sim. É o meu objetivo, tenho muita história pra contar. Enquanto isso não acontece, pretendo colaborar e aprender com autores que admiro. Temos grandes mestres na tv.

4) E como é trabalhar com Walcyr Carrasco?

O Walcyr é uma máquina. Ele escreve muito, de forma rápida. Quando sugerimos algo, ele pensa, escuta, mas sabe bem o que quer. A oportunidade de ser colaborador envolve o fato de se trabalhar com alguém que sempre admiramos e assistimos. É interessante porque você contribui, dá ideias, escreve e, ao mesmo tempo, precisa se adequar ao estilo do outro. Afinal, a obra pertence ao autor principal. Você tem de acrescentar à história dele, mas com o estilo dele. É como escrever com a cabeça de outro autor.

5) O que podemos esperar de Verdades Secretas?

A novela está na reta final, acaba no dia 25 de setembro. Esperamos um final com temperatura lá no alto, como foi toda a novela. Uma história como essa serve de alerta para os jovens e para os pais. É importante que estejamos atentos ao que acontece dentro de casa. Vivendo num ambiente de manipulação e mentira, a nossa protagonista, Angel, acabou aprendendo também a manipular e mentir. E tudo tem seu preço.

6) Como nasceu o interesse pelo universo da escrita? O Colégio Santo Antônio contribuiu?

Costumo dizer que escrevo desde que me entendo por gente e que só me entendo por gente porque escrevo. Sou e sempre fui muito curioso, adoro aprender sobre assuntos diferentes, saber um pouco de tudo. O colégio contribuiu, sim. Eu era bom aluno, acho que aproveitei bastante o que o colégio tinha de melhor.

7) E como foi estudar no CSA? Traz boas recordações?

Sim, meus maiores amigos eu fiz no CSA e isso ajuda a fazer as memórias do colégio ainda mais presentes na minha vida. Estudei da sétima série ao terceiro ano e foi nesse tempo que fui entendendo quem eu era e o que eu queria fazer da vida. Lembro com enorme carinho dos professores que tive e das histórias vividas entre as paredes então verdes do colégio.

FullSizeRender-9

Com Frei Hilário, festa junina do CSA, Bruno de gravata vermelha.

8) Que dica você dá para quem deseja se enveredar pelos caminhos das letras como escritor, roteirista?

Leia e escreva todos os dias. Todo dia um pouco, é a única forma de melhorar sempre, de aprimorar a técnica. Além disso, escolha sempre histórias que te apaixonem. Escreva sobre o que mexe com você intensamente: o que te emociona, te revolta, te enlouquece, te excita, te envolve, te encanta.

9) Qual mensagem você deixa para nossos estudantes no Colégio Santo Antônio?

Eu acredito que ser feliz é ter um sonho. Quem sonha tem algo por que lutar, um objetivo a perseguir. Minha mensagem é: sonhem bastante. Usem a imaginação! E depois corram atrás para tornar esses sonhos realidade. Quem quer alguma coisa com todo o coração e se dedica de verdade sempre acaba conseguindo. Às vezes demora, mas a graça é justamente o percurso, não o ponto de chegada. Acredito que a felicidade não é um estado, é um movimento. A felicidade é o próprio caminho em busca de si mesma.

10) Para finalizar, qual é seu autor e livro preferidos?

São muitos e acho difícil escolher. Mas pra não te deixar sem resposta vou dizer três: Machado de Assis, Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino. Livro eu também vou dizer três: “O Conto da Ilha Desconhecida”, do José Saramago; “O Segundo Diário Mínimo”, do Umberto Eco; e “Crônica de uma Morte Anunciada”, do Gabriel García Márquez.

imagem Verdades Secretas / Rede Globo de Televisão