Estudando história através de brinquedos

Estudando história através de brinquedos

Visando enriquecer os conteúdos estudados em Geografia e História, os alunos do 2º ano do Colégio Santo Antônio visitaram o Museu dos Brinquedos.

Fotos 015Inaugurado em outubro de 2006, o Museu dos Brinquedos é fruto da coleção reunida ao longo de décadas por Luiza de Azevedo Meyer, a idealizadora do espaço. A principal motivação da sua vida foi reunir coleções de brinquedos.

Sua coleção teve início com brinquedos que pertenceram aos seus dez filhos e aos 22 netos. A mineira faleceu em 2000 e sua família deu continuidade ao projeto. Em 2002, o Instituto Cultural Luiza Meyer de Azevedo foi fundado para a implantação do Museu dos Brinquedos, que desde sua fundação aceita doações.

O local, que tem a missão de preservar, conhecer e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil é pioneiro em Minas Gerais.

“As crianças ficaram muito animadas em conhecer os brinquedos com que os pais e avós brincavam”, conta a professora Regina Linhares.

Alunos fabricam a sua própria peteca!

No museu existem brinquedos de diferentes países do mundo organizados como amostras em gavetas que seguem legenda como o mapa.

O museu tem um espaço reservado para o videogame mostrando sua evolução e é possível ver as primeiras versões do Lego, feito com peças de madeira.

Antes de terminar a visita no museu dos brinquedos os alunos participaram de uma oficina de brinquedo, na qual confeccionaram uma peteca usando jornal e outros materiais.

Slogan-CSA-2016