-
- 22 nov
Ex-aluno é destaque na Semana do Conhecimento da UFMG
TranslatorO ex-aluno Gabriel Brant brilhou na Semana do Conhecimento da UFMG ao receber o prêmio de destaque pelo seu projeto de extensão “Programa de Acolhimento e Intercâmbio Cultural com Estudantes Estrangeiros”. O programa, registrado neste ano na Faculdade de Medicina, promove a mobilidade internacional de estudantes e está vinculado à Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA). A iniciativa, que já impactou alunos de diversas partes do mundo, utiliza os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como guia para fortalecer uma educação médica ética, igualitária e voltada para a globalização da saúde.
“Nosso objetivo é conscientizar os futuros médicos sobre a importância da colaboração multinacional para a pesquisa e a Medicina Baseada em Evidências”, explicou Gabriel. “Foi um longo processo de formalização e superação de burocracias, mas ver nosso trabalho reconhecido trouxe a certeza de que todo o esforço valeu a pena”.
Coordenar um projeto desse porte foi um desafio, especialmente para um estudante universitário. Gabriel compartilhou que liderar uma equipe diversa e delegar funções foi uma tarefa árdua, mas transformadora. “Lembro de uma frase do filme Na Natureza Selvagem que assisti quando estava na 2º Série no CSA: ‘A felicidade só é real quando compartilhada.’ Esse pensamento guiou minha jornada. Dividir responsabilidades e celebrar as conquistas ao lado do meu time foi incrível”.
Para Gabriel, o Colégio Santo Antônio foi essencial em sua formação. “O CSA nos ensina a ser autônomos, nos dá espaço para sonhar e nos encoraja a aproveitar oportunidades. Foi lá que desenvolvi minha paixão por relações internacionais e representação estudantil, participando da SISA e coordenando a ONU do 9º Ano”.
Além disso, Gabriel destacou o papel das amizades que fez no Colégio. “Meu grupo do CSA é inigualável! São as pessoas que estiveram comigo nos momentos de crescimento e que continuam ao meu lado, mesmo agora.”
Ele não hesita em incentivar os alunos atuais do CSA a explorarem todas as oportunidades que o Colégio oferece. “Não tenham medo de pensar fora da caixa! O CSA é o lugar para experimentar, errar, aprender e crescer. A adaptabilidade é o que nos move, e, com resiliência, ela os levará longe”.
Hoje, com o reconhecimento de um programa que é a “menina dos olhos” do Gabriel, ele se prepara para passar o bastão às futuras gerações. “Mal posso esperar para ver o que as próximas coordenações farão com este trabalho. Sei que estamos deixando uma base sólida e cheia de potencial”.
O Colégio Santo Antônio se orgulha de ver seus ex-alunos brilhando e impactando o mundo de forma tão significativa. Gabriel Brant é um exemplo de como o CSA prepara seus alunos para serem cidadãos globais, éticos e comprometidos.