Explorando a ciência na cozinha: alunos aprendem Biologia fabricando pães

Explorando a ciência na cozinha: alunos aprendem Biologia fabricando pães

Na última semana, os alunos da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio embarcaram em uma jornada científica única e deliciosa, unindo teoria e prática no espaço gourmet da escola. Sob a orientação dos professores de biologia Marcelo e Carol, os estudantes participaram de uma atividade envolvente de fabricação de pães, que proporcionou uma perspectiva prática e saborosa dos conceitos biológicos estudados.

Equipados com seus jalecos, os alunos mergulharam no mundo da fermentação biológica. Durante a atividade, eles tiveram a oportunidade de colocar as mãos na massa, misturando ingredientes, observando atentamente a sua transformação e, finalmente, apreciando o resultado enquanto os pães assavam.

A iniciativa visava não apenas consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também proporcionar uma abordagem prática e sensorial ao estudo da Biologia. Ao vivenciarem o processo de fermentação biológica, os alunos puderam compreender de maneira tangível como os microrganismos desempenham um papel fundamental na produção de alimentos, expandindo seus horizontes para além dos livros didáticos.

Os professores Marcelo e Carol desempenharam um papel crucial na atividade, guiando os alunos através dos passos do experimento e destacando a importância de cada fase do processo. Além de transmitir conhecimentos científicos, os educadores enfatizaram a importância da colaboração, paciência e atenção aos detalhes, habilidades essenciais não apenas na cozinha, mas também na prática científica.

A atividade não apenas estimulou o interesse dos alunos pela Biologia, mas também promoveu a interação e o trabalho em equipe. Ao compartilharem a experiência de criar pães, os estudantes fortaleceram laços e construíram memórias que transcendem os limites da sala de aula.