Exposição Gritos pela vida: clamores em cores convida à reflexão

about us page title image
  • Exposição Gritos pela vida: clamores em cores convida à reflexão

    Exposição Gritos pela vida: clamores em cores convida à reflexão

    iolA exposição de obras de arte produzida pelos (as) formandos (as) da 3ª Série do Ensino Médio “Gritos pela vida: clamores em cores”, visa alertar-nos, por meio da pintura e da expressão artística, sobre a necessidade de redirecionarmos nossas atitudes para a defesa da vida na sua totalidade. Inspirada pela Encíclica do Papa Francisco: ‘Laudato Si’, Louvado Sejas: sobre o cuidado da casa comum e pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 Casa Comum, nossa responsabilidade, a exposição pode ser conferida por todos no Pátio do Tau, no Colejão.

     

    A exposição faz parte de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Arte e Ensino Religioso, coordenada pelos professores Gedeon Messias e Estevam. Entre as atividades desenvolvidas, fizeram parte pesquisas de campo, leitura e estudo da Encíclica do Papa Francisco, apresentação em sala de aula dos resultados obtidos com as pesquisas e a produção artística de pinturas sobre os seis temas trabalhados, que incluíram aspectos que envolvem a escolha profissional por parte dos (as) formandos (as) do Colégio Santo Antônio.

     

    Os temas trabalhados são relacionados a alguns dos maiores problemas enfrentados pela humanidade na atualidade como mudanças climáticas, doenças epidêmicas, mau uso da tecnologia, entre outros.

     

    A turma 3ªA pesquisou Saneamento Básico e Doenças Epidêmicas, com ênfase para a falta de cuidado com o que é comum e sua relação com as doenças epidêmicas como a dengue, a chikungunya e o Zica Vírus no Brasil e no mundo.

     

    ujiA turma 3B pesquisou A Perda de Biodiversidade, com ênfase para a situação das mineradoras em Minas Gerais e os desastres humanos e ambientais, lembrando da tragédia provocada pela Samarco-Vale em Mariana e entre outras localidades, principalmente os danos para o Rio Doce.

     

    A turma 3C pesquisou A Questão da Água, com ênfase para a oscilação entre secas e enchentes no Sudeste, sobretudo para a região Metropolitana de Belo Horizonte nos últimos anos.

     

    A turma 3D pesquisou o tema Tecnologia: Criatividade e Poder, com ênfase para os desastres do Porto de Santos/Guarujá-SP (Janeiro de 2016) e a queda do Viaduto dos Guararapes em Belo Horizonte (2014), enfatizando qual deve ser a finalidade da técnica para além da perspectiva econômica/desenvolvimentista.

     

    A turma 3E pesquisou o tema Desigualdade Planetária, com ênfase para as consequências sociais e ambientais provocadas por um lado pela cultura da concentração de recursos e por outro pela cultura do descarte e do consumismo.

     

    A turma 3F pesquisou As Mudanças Climáticas e Suas Consequências, com ênfase para a Onda de emigração / (refugiados) da região da Síria e da África por questões climáticas e por questões sociais como o terrorismo e guerras civis para a Europa e outras partes do planeta, inclusive para o Brasil.

     

    A partir do trabalho realizado, foi feito, pelo professor Estevam, o poema abaixo que ilustra os clamores das criaturas, numa alusão ao Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis.

     

     

    Os Clamores das Criaturas

    J.G.Estevam

    Onipotente e Altíssimo Criador,

    Tu, de nossa casa comum és Construtor…

    Ouças os clamores de tuas criaturas,

    Que a Ti se elevam até as alturas.

     #

    Louvado sejas, pela mãe natureza,

    Origem da vida e de sua beleza…

    Faças brotar o direito como fonte,

    E que a paz se estenda além do horizonte.

    #

    Sejas louvado, em toda sua grandeza

    Tu, que renovas nossa fé e certeza…

    Faças qual riacho correr a justiça,

    E elimine da humanidade a cobiça.

    #

    Onipotente e Altíssimo Senhor

    Tu, que és sinônimo de amor…

    Despertas no ser humano a solidariedade,

    E inspira-nos para a perfeita caridade.

    #

    Pela mãe natureza, a Ti nossos louvores…

    Acolhas nossos clamores em cores…

    Perdoa-nos as tristezas cometidas,

    Faze-nos instrumentos de defesa da vida.

    Leave a comment

    Required fields are marked *

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp