Feijão, Feijão e Feijão

Feijão, Feijão e Feijão

f-01Aluno do CSA é assim! No Coleginho, as crianças aprendem que a sala de aula é apenas um dos muitos lugares onde se adquire conhecimento.

A curiosidade é uma das maiores aliadas do aprendizado. Criança curiosa presta atenção, questiona, pesquisa. No Colégio Santo Antônio, a preocupação em atiçar o interesse da garotada começa quando meninos e meninas da pré-escola vêm conhecer o Coleginho antes do período de matrícula.

Reunidas no auditório, elas são apresentadas às professoras, participam de atividades lúdicas e pedagógicas e recebem uma lembrancinha da visita. No ano passado, um kit com um grão de feijão gravado com a sigla CSA, copinho, algodão e instruções para fazê-lo germinar. Entusiasmadas, muitas das crianças decidiram realizar a “experiência”.

Quase um ano depois, e agora alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio, Maria Tereza Henriques e Rafael Viana de Lima Netto contam orgulhosos, que o feijãozinho que ganharam naquele dia brotou, cresceu e se multiplicou.

Maria Tereza chegou em casa, forrou o copinho com o algodão umedecido com água e colocou o feijão por cima: “Deixei num cantinho do banheiro. No outro dia fui olhar e nada; no outro nada; mas no terceiro dia apareceu um brotinho bem pequenininho”, lembra. Com a ajuda da mãe, assim que a planta ficou grande o suficiente, transplantou-a para um vaso. Tempos depois, o pé de feijão deu vagem e virou quase um jardim: “Peguei os grãozinhos e plantei outra vez”, diz Maria Tereza.IMG_0815

Rafael trouxe para a aula um potinho cheio de feijões da sua “plantação”. “Fiz a experiência e dali a um mês o pé de feijão estava ‘deste tamanho”, diz Rafael, mostrando a medida com as duas mãos. “Virou uma plantona, que sobe pela parede do jardim, e dá cada flor tão linda!”. Daqui a pouco, a “plantona” vai ganhar a companhia de outras tão bonitas quanto: “Vou plantar estes feijões todos também.”