-
- 24 set
Fundação ArcelorMittal e CSA: sustentabilidade e compromisso social
Palestra sobre sustentabilidade e compromisso social leva os jovens à reflexão sobre o real valor do voluntariado corporativo.
O voluntariado corporativo, programas realizados nas organizações empresarias que visa estimular e incentivar os colaboradores à realização de trabalho voluntário, foi um dos temas abordados em palestra no Colégio Santo Antônio.
O convidado Leonardo Gloor, Diretor Superintendente Da Fundação ArcelorMittal Brasil, conversou com os estudantes do 2º ano D, E e F do Colégio Santo Antônio sobre a atuação internacional e nacional da ArcelorMittal, apresentou os projetos sociais da Fundação ArcelorMittal Brasil e ressaltou a importância do voluntariado corporativo. Salientou que gerir pessoas é o centro da estratégia maior das empresas e que o voluntariado corporativo desenvolve habilidades com liderança, trabalho em equipe e criatividade, que são extremamente importantes no âmbito empresarial.
Questionado a respeito da importância do voluntariado no currículo profissional, afirmou que nos EUA o trabalho voluntário é item indispensável no currículo, mas que no Brasil esse tipo de consideração é recente. Completou dizendo que na ArcelorMittal, dependendo do perfil da vaga, experiências de voluntariado fazem a diferença no processo seletivo.
Como a proposta educacional do Colégio Santo Antônio visa à formação integral do aluno a partir da inspiração franciscana, baseada em valores como a ética, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, palestras como essa são importantes para incentivar e conscientizar da importância da responsabilidade de todos (empresa, governo, pessoas) na construção de uma sociedade justa.
Sobre a Fundação ArcelorMittal:
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal Brasil desenvolve projetos sociais nos municípios onde a ArcelorMittal está presente, beneficiando cerca de 400 mil pessoas por ano. Seu foco principal é a formação de crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participantes.
Atenta às necessidades locais, a Fundação promove projetos nas áreas de educação, cultura, promoção social e esporte, em parceria com o poder público e instituições do terceiro setor. O objetivo é reforçar as políticas públicas locais e promover resultados efetivamente transformadores e de longo prazo, como a transferência de metodologias aos municípios atendidos.
Para o desenvolvimento dos programas sociais, a instituição recebe aporte financeiro da ArcelorMittal. Além dos recursos disponibilizados pela mantenedora, a Fundação também investe em parcerias que possibilitam a realização de projetos inscritos nas leis de incentivo fiscal.
Números de 2014 da atuação da Fundação ArcelorMittal:
. 450 mil beneficiários;
. 12 projetos próprios nas áreas de educação, promoção social e esporte;
. 40 municípios contemplados em todo o Brasil;
. 37 ações patrocinadas nas áreas de cultura e esporte;
. 12,5 milhões investidos (entre recursos próprios e leis de incentivos);
Para saber mais:
Se você se interessou pela temática do voluntariado procure o GEV – Grupo de Estudantes Voluntários do Colégio Santo Antônio.
E-mail de contato: pastoral@csa.g12.br