Gincana Autobahn desperta paixão pela língua e cultura alemãs no Colégio Santo Antônio

No dia 23 de outubro, a equipe de alemão do Colégio Santo Antônio promoveu a Gincana Autobahn, um evento educativo e cultural que tem como objetivo cativar o interesse dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental pela língua e cultura alemãs. Essa iniciativa faz parte do Projeto PASCH, que visa promover o ensino da língua alemã em escolas ao redor do mundo.

O Colégio Santo Antônio orgulha-se de ser a única escola PASCH em Minas Gerais e, como parte dessa distinção, realiza anualmente a Gincana Autobahn, uma competição que combina aprendizado e diversão. O evento tem o propósito de criar um ambiente lúdico que encoraja os alunos a explorar a cultura germânica, mesmo aqueles que ainda não têm conhecimento do idioma.

O nome “Autobahn” é uma referência às famosas autoestradas da Alemanha que interligam as grandes cidades do país. Na Gincana Autobahn, os participantes percorrem, dentro do espaço da escola, estações que simbolizam as cidades alemãs. Eles se deslocam de uma estação para outra, realizando tarefas específicas em cada uma delas. Essas tarefas são projetadas de forma lúdica para ensinar aos alunos fatos e informações sobre as cidades e sua cultura.

A Gincana Autobahn teve sua origem na Finlândia, com o apoio do Instituto Goethe da região, e desde então tem sido reproduzida em diversos países do norte da Europa e na América. Ela representa uma forma inovadora de promover o interesse pelo idioma e pela cultura dos países de língua alemã.

O evento foi um sucesso não apenas por seu aspecto competitivo, mas também por sua capacidade de despertar a curiosidade e a paixão pela cultura germânica nos alunos do Colégio Santo Antônio. Os professores de alemão esperam que a Gincana Autobahn continue a inspirar os jovens a explorarem o vasto mundo da língua alemã e suas ricas tradições culturais.