Hallo, Alemanha! Relatos de intercâmbio de alunos do CSA

Hallo, Alemanha! Relatos de intercâmbio de alunos do CSA

Uma das grandes oportunidades para os alunos que optam por estudar alemão no Colégio Santo Antônio é participar do programa de intercâmbio organizado pelo Goethe-Institut. O projeto do governo alemão oferece bolsas de estudos em diversas escolas do mundo para os alunos destaque.

O objetivo da viagem é estimular o domínio do idioma local e promover um encontro entre diversas culturas, além de desenvolver maior autonomia entre os jovens. O intercâmbio também engloba passeios de lazer. Os alunos do Colégio Santo Antônio Ezequiel Araújo, Ana Luiza Santos e Arthur Dias participaram do intercâmbio em 2022 e contam sobre suas experiências na Alemanha.

Relato da Ana Luiza: “Passei vinte dias de julho na cidade Schwäbisch Hall, no sul da Alemanha. Durante a semana, tínhamos aulas de alemão, nas quais aprendemos sobre diversas áreas do idioma e o desenvolvemos significativamente. Junto a nós, havia outros 40 jovens vindos de dez países. Conviver integralmente com pessoas de diferentes origens e culturas foi muito valioso. Posso dizer que cada pessoa com quem convivi agregou significativamente para a minha vida. Participamos de mais que uma simples viagem ou curso, fiz amizades muito especiais que tenho certeza de que ficarão comigo. Essa experiência trouxe inúmeros aprendizados, que vão muito além do próprio idioma alemão… tive lições que influenciaram totalmente como eu sou e minha visão de mundo, e tenho certeza de que trouxeram um grande impacto positivo a minha vida.”

Relato do Ezequiel Araújo: “Quando me disseram que esse curso seria a melhor experiência da minha vida, eu, sinceramente, não acreditei. Como alguém pode viver seus melhores momentos em apenas três semanas, afinal? Entretanto, quem me disse isso estava certíssimo. As três semanas passaram mesmo muito rápido — mais do que eu desejava —, mas foram muito proveitosas em relação a fatores que ultrapassam simplesmente o aprendizado da língua alemã. Das 70 pessoas que participaram do curso, apenas quatro, comigo incluso, eram brasileiras. Sei que parece clichê dizer isso, mas esse contato com pessoas de — literalmente! — todos os lados do mundo é muito enriquecedor. Desde que eu voltei para casa, sinto que sou outra pessoa graças a quem conheci nessa experiência. O que vou levar dessa experiência são, com certeza, as pessoas que conheci e, é claro, o conhecimento de alemão que adquiri lá.”

Relato do Arthur Dias: “Durante os vinte dias de curso na cidade alemã em que fiquei, chamada Schwäbisch Hall, pude viver experiências verdadeiramente inesquecíveis. Tivemos aulas no Instituto Goethe local durante todo o curso, em que aprendíamos sobre assuntos recentes e importantes para a atualidade, tais como a conscientização sobre o meio ambiente e fontes de energia sustentável. Conheci jovens de diversos países espalhados pelo mundo, aprendendo, portanto, sobre suas culturas e costumes diferentes. Através desse contato, pude desenvolver uma noção maior de mundo, sempre respeitando e compreendendo juntos essa troca de informação e hábitos. Mesmo com uma duração não muito longa, essa viagem me ofereceu uma vivência que, além de me melhorar como ser humano, tornou-se uma parte cravejada em meu ser.”