Hiperconectados: como lidar com a geração smartphone

about us page title image
  • Hiperconectados: como lidar com a geração smartphone

    Hiperconectados: como lidar com a geração smartphone

    Palestra trouxe pais e responsáveis para reflexão sobre adolescentes e o mundo virtual

     

    polikjhCom o objetivo de orientar pais e responsáveis sobre a imersão das crianças e adolescentes no mundo virtual, o setor de psicologia do Colégio Santo Antônio promoveu a palestra “Hiperconectados: como lidar com a geração smartphone”, ministrada por Cristina Petersen Cypriano, psicóloga clínica com mestrado e doutorado em sociologia pela UFMG.

     

    A palestra aconteceu no dia 29 no Teatro Frei Hilário e atraiu um grande público. Segundo Cristina, esse tema é de extrema relevância para o atual cenário, já que o acesso constante à internet faz parte do cotidiano dos adolescentes. “Tenho percebido que muitos pais e responsáveis não estão sabendo lidar com a realidade que faz parte da vida das crianças e adolescentes, que se conectam ao mundo virtual cada vez mais jovens. É preciso saber colocar limite e orientar os filhos neste sentido”, explica.

     

    As psicólogas do Colégio Santo Antônio promovem um trabalho de orientação dos jovens sobre como fazer o uso seguro da internet, mas a principal educação deve vir dos pais. Segundo elas, crianças e adolescentes estão constantemente conectadas e sujeitas à exposição e a crimes cibernéticos e os pais devem ficar atentos ao conteúdo que os filhos acessam, bem como às pessoas com as quais se relacionam no mundo virtual.

     

    Adriana, Flávia, Cristina e Juliana.

    Adriana, Flávia, Cristina e Juliana.

     

    As psicólogas explicam que os pais, muitas vezes, quando veem os filhos dentro de casa e fisicamente próximos, têm a ideia de que estão protegidos e seguros. No entanto, esquecem-se que eles estão em um mundo sem limites e sem fronteiras, que é a internet. “Tudo é instantâneo, simultâneo, imediato, e rico de possibilidades, aventuras e perigos. Como pais precisamos ser a presença educativa, orientando nossos filhos para um uso seguro, ético e saudável das novas tecnologias de informação”, explica Flávia Fialho, uma das psicólogas do Colégio.

     

     

    Slogan-CSA-2016

    Leave a comment

    Required fields are marked *