-
- 03 out
Hiperconectados: como lidar com a geração smartphone
Palestra trouxe pais e responsáveis para reflexão sobre adolescentes e o mundo virtual
Com o objetivo de orientar pais e responsáveis sobre a imersão das crianças e adolescentes no mundo virtual, o setor de psicologia do Colégio Santo Antônio promoveu a palestra “Hiperconectados: como lidar com a geração smartphone”, ministrada por Cristina Petersen Cypriano, psicóloga clínica com mestrado e doutorado em sociologia pela UFMG.
A palestra aconteceu no dia 29 no Teatro Frei Hilário e atraiu um grande público. Segundo Cristina, esse tema é de extrema relevância para o atual cenário, já que o acesso constante à internet faz parte do cotidiano dos adolescentes. “Tenho percebido que muitos pais e responsáveis não estão sabendo lidar com a realidade que faz parte da vida das crianças e adolescentes, que se conectam ao mundo virtual cada vez mais jovens. É preciso saber colocar limite e orientar os filhos neste sentido”, explica.
As psicólogas do Colégio Santo Antônio promovem um trabalho de orientação dos jovens sobre como fazer o uso seguro da internet, mas a principal educação deve vir dos pais. Segundo elas, crianças e adolescentes estão constantemente conectadas e sujeitas à exposição e a crimes cibernéticos e os pais devem ficar atentos ao conteúdo que os filhos acessam, bem como às pessoas com as quais se relacionam no mundo virtual.
As psicólogas explicam que os pais, muitas vezes, quando veem os filhos dentro de casa e fisicamente próximos, têm a ideia de que estão protegidos e seguros. No entanto, esquecem-se que eles estão em um mundo sem limites e sem fronteiras, que é a internet. “Tudo é instantâneo, simultâneo, imediato, e rico de possibilidades, aventuras e perigos. Como pais precisamos ser a presença educativa, orientando nossos filhos para um uso seguro, ético e saudável das novas tecnologias de informação”, explica Flávia Fialho, uma das psicólogas do Colégio.