III Semana de Políticas para a Juventude

about us page title image
  • III Semana de Políticas para a Juventude

    III Semana de Políticas para a Juventude

    Ciclo de debates promovido pelo Serviço Social traz aos alunos temas contemporâneos relevantes

     

    Com o objetivo promover o debate e a reflexão sobre temas pertinentes à sociedade contemporânea, foi realizada no Colégio Santo Antônio a III Semana de Políticas para a Juventude. O evento aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de junho e contou com a participação de vários palestrantes, convidados e apresentações musicais de diferentes grupos, que levaram aos alunos os mais variados ritmos.

     

    IMG_2099

    Paulo Praxedes, coronel da PMMG e membro do Grupo Especializado da Interpol.

    Na segunda-feira, dia 20, o grupo BeHoppers apresentou aos alunos um pouco da dança Lindy Hop e convidou-os a experimentarem o ritmo. Após a intervenção cultural, os estudantes assistiram ao filme “Hoje eu quero voltar sozinho” e debateram com a psicóloga Eunice Gomes sobre temas comuns da vida adolescente, como o primeiro beijo, bullying no colégio e o relacionamento com amigos. Eles refletiram também sobre deficiência física e homossexualidade, temas do filme.

     

    No dia 21, terça-feira, os alunos juntaram-se ao grupo La Da Favelinha em uma dança envolvente. Os integrantes ensinaram a todos que estavam presentes os passos do ritmo. Foi difícil ficar parado!

     

    Assistiram, depois, a uma palestra ministrada por Paulo Praxedes, coronel da PMMG e membro do Grupo Especializado da Interpol sobre delitos contra menores na América do Sul.  O palestrante levou aos estudantes casos sobre crimes virtuais e os alertou sobre maneiras seguras de usar a internet.

     

    Após essa palestra, os alunos foram direcionados para debates sobre diferentes temas. Em um deles, a convidada Melina Rocha refletiu sobre como se dá o processo de inserção das mulheres na música e a luta pela igualdade de direitos. A aluna Vitória Maria, da 3ª Série do Ensino Médio conta que a conversa foi muito enriquecedora. “Esse debate desconstruiu vários preconceitos e quem assistiu ficou tocado. Foi muito interessante, acho que todas as palestras deveriam durar muito mais”, comenta.

     

    No terceiro dia do evento, os alunos conheceram um pouco da cultura do Duelo de Mc’s. Os apresentadores mostraram seu talento na batalha de hip-hop, que fez sucesso entre os presentes. Após essa apresentação, assistiram a palestra de Aurea Carolina, mestre em Ciência Política pela UFMG e especialista em Gênero e Igualdade. A palestrante discutiu com os alunos sobre as características do processo democrático e suas relações no cotidiano, perpassando pela consciência política.  “É fundamental discutir a democracia com os estudantes, pois esse assunto faz parte de sua formação enquanto cidadãos”, explica.

     

    Foi um evento de sucesso e muito aprendizado para os alunos!

     

     

     

    Slogan-CSA-2016

     

     

    Leave a comment

    Required fields are marked *