Livros, teatro e silêncio na Biblioteca do CSA

about us page title image
  • Livros, teatro e silêncio na Biblioteca do CSA

    Livros, teatro e silêncio na Biblioteca do CSA

    Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil as bibliotecas do Colégio Santo Antônio desenvolveram um projeto de educação no uso das mesmas. Para isso, cartazes, adesivos e teatro de rua foram utilizados como ferramenta de conscientização.

     

    IMG_9735

    Alunos do grupo de Teatro do CSA levam a lei do silêncio para fora da Biblioteca.

    Nos dias 18, 19 e 20 de abril, a equipe da biblioteca, com camiseta temática e muito bom humor, conscientizou os estudantes sobre atitudes e postura que devem ser respeitadas na biblioteca. A campanha teve como título: “Vaca Amarela – falar alto pra quê? ” 

     

    No dia 18/04, no intervalo do Colejão, foi realizada uma apresentação do grupo de teatro do CSA apoiando a campanha. Os artistas, trajados como traças, se apresentaram no pátio e chamaram a atenção dos alunos sobre o assunto.

     “Eu levei um susto quando vi os alunos chegando fantasiados de traças e fazendo barulho. Na hora eu não entendi nada, mas depois percebi que era sobre a biblioteca. Achei diferente e legal!” Conta Flávia Costa, aluna do CSA.

     

    E a data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

     

    “Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. E Lobato também foi o precursor da literatura paradidática, que permite a criança aprender enquanto brinca e lê.” afirma Fabiana Lugão, responsável pelas bibliotecas do CSA.

     

    Alunos do CSA recebem adesivos da campanha do Silêncio.

    Alunos do CSA recebem adesivos da campanha do Silêncio.

    O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

     

    O Colégio Santo Antônio sabe que os ambientes silenciosos ajudam na concentração e, consequentemente, tornam mais produtivas as horas dedicadas aos estudos, a leitura e a produção de textos. Na biblioteca do CSA, o ambiente é o facilitador para a aquisição, geração, e organização do conhecimento, sendo o respeito ao silêncio o princípio básico para este bom ambiente e a convivência harmônica entre os alunos.

     

     “Nossos alunos já são dedicados e tem boa postura na biblioteca, mas é importante sempre lembrar que o silêncio é algo primordial aqui dentro. A campanha veio para firmar isso ainda mais!” Relata Paulo Henrique, educador da biblioteca do Colejão.

     

     

     

    Slogan-CSA-2016

    Leave a comment

    Required fields are marked *