Maquete da Arca de Noé à moda brasileira

• IMG_5560IMG_5590IMG_5591IMG_5593IMG_5598IMG_5601IMG_5606

Maquete da Arca de Noé à moda brasileira

Alunos fazem releitura brasileira de texto bíblico em maquetes.

arca_de_noe_csaPara terminar os estudos acerca de Gn1-11, os alunos do 8º ano foram desafiados a fazer uma releitura criativa da proposta de Deus feita a Noé, presente em Gn 6-8, para a cultura e religiosidade brasileiras.

Para recordar, Gn 6-8 trabalha a ideia de recriação. Deus fez o mundo, e o ser humano com suas más escolhas o destruiu. Agora, Deus dá uma nova chance e a Arca é feita. Esse texto é um apelo ao cuidado com a natureza e, por isso, a atividade também procurou mostrar como seria preservar o que há de melhor da fauna e flora de cada região brasileira.

O trabalho consistiu em atualizar o chamado que Noé teve de Deus para construir a Arca, com a seguinte questão: Se Deus, ao invés de ter ido ao Oriente Médio, tivesse pedido à Noé que construísse a Arca, e que viesse a cada região do Brasil, escolhesse uma família e pedisse a construção de uma Arca, pois um grande dilúvio está por chegar àquela região, como seria feita essa arca?arca_de_noe_2_csa

Com esse questionamento em mente e pesquisas realizadas sobre as características das regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste) como a fauna e flora, os alunos construíram uma maquete da Arca se ela fosse feita naquela região do nosso país. A atividade foi proposta pela professora Sandra Helena e desenvolvida nas aulas de Ensino Religioso.

MB__Camera

Confira as fotos clicando aqui.