Mostra do Conhecimento – CSA Avançado

• IMG_4762IMG_4761IMG_4787IMG_4792IMG_4807IMG_4808IMG_4809IMG_4818IMG_4858IMG_4936IMG_4947IMG_4892IMG_4929IMG_4950

Mostra do Conhecimento – CSA Avançado

Alunos apresentam pesquisa que realizaram durante o ano no programa CSA Avançado.

O CSA Avançado é uma atividade extraclasse do Colégio Santo Antônio que incentiva atitude investigativa nos alunos do Ensino Médio, por meio de aulas e pesquisas que abrangem diversas áreas do conhecimento.

“O que o CSA quer é saciar a sede de conhecimento de alunos que não se contentam em conquistar apenas os 60% das notas, que são exigidos para sua aprovação. A intenção é abrir horizontes para aqueles que querem voar mais alto”. Frei Vicente – Diretor Geral e Pedagógico do CSA

IMG_4792No primeiro dia da Mostra do Conhecimento do CSA Avançado, os presentes foram surpreendidos pela emocionante apresentação do Coral Infantil do CSA. As crianças deram início às atividades da noite.

Em seguida, o Dr. Bruno Rezende de Souza, professor Adjunto do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, pós-doutor em neurofarmacologia pela UFMG, neurodesenvolvimento pela University of Toronto e neurogenética pelo SickKids Hospital, brindou os presentes com a sua apresentação sobre o ser cientista e os passos e desafios para fazer ciência no Brasil.

Em seguida, conduzidos pelo professor Felipe Scalabrini e pela aluna Camila Jardim, os grupos de pesquisa do CSA Avançado apresentaram o relatório da pesquisa e falaram sobre a oportunidade de participar do CSA Avançado. Os grupos que apresentaram foram os seguintes:

• CSA Avançado Linguística – Intencionalidade, leitura e internet

• CSA Avançado Biologia – Processos de Gestação Artificial

No final da apresentação,  Frei Vicente – Diretor Geral e Pedagógico do CSA – ressaltou a importância e a continuidade do programa CSA Avançado e parabenizou os alunos pela qualidade e pelo empenho na pesquisa.

IMG_4945Na noite do segundo dia, a Mostra do Conhecimento foi iniciada com uma apresentação de Flauta. Em seguida, os grupos de pesquisa apresentaram o relatório da pesquisa e falaram sobre a oportunidade de participar do CSA Avançado. Os grupos que apresentaram na segunda noite foram os seguintes:

• CSA Avançado Filosofia – Logopatia na Sétima Arte

• CSA Avançado Biologia – Cultivo vertical e indoor no contexto escolar

• CSA Avançado História/Artes/Linguagens/ TI – Cariaturas e charges na História do Brasil

• CSA Avançado Bilogia – As vias de parto no Brasil

Por fim, o alunos participantes do Programa CSA Avançado do Colégio Santo Antônio receberam o diploma das mãos dos seus orientadores.

Sobre o CSA Avançado

Trata-se de uma proposta pioneira, dentro do circuito de Belo Horizonte e até mesmo de Minas Gerais, lançada no início do ano letivo de 2008. O propósito é de atender a alunos que não se conformam apenas em passar de ano, mas buscam novas fontes de aprendizado e querem contribuir para a construção de um mundo melhor. Esses alunos têm a oportunidade de avançarem na construção do seu conhecimento.