Nota de pesar pelo falecimento da professora Cária

about us page title image
  • Nota de pesar pelo falecimento da professora Cária

    Nota de pesar pelo falecimento da professora Cária

    Com profundo pesar e dor nos nossos corações, comunicamos o falecimento da professora Cária Sartini, ocorrido durante a manhã desta quarta-feira, 2 de setembro de 2020.

     

    A professora Cária participou da formação de muitas gerações de alunos, marcando a nossa história com seu importante legado de conhecimento no campo da Química, dedicando-se por décadas ao Colégio Santo Antônio.

     

    A Direção do CSA declara luto e suspende as atividades pedagógicas hoje à tarde e amanhã, dia 3 de setembro de 2020.

     

    Seu legado de trabalho, alegrias, ideias, amor e carinho ficarão para sempre nas mentes e nos corações de sua família, amigos, colegas e alunos.

     

    Nossa solidariedade aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda.

     

     

    Comments (54)

    • Obrigado Professora Cária. Seus ensinamentos foram extremamente importantes para todos nós, e vamos guardá-los para toda nossa vida: pessoal, familiar e profissional, bem como das histórias em que a senhora sempre é relembrada em nossas risadas da época de colégio.

      Que Deus conforte todos seus familiares, em especial ao Tiago, que foi colega nosso aqui na Engenharia da UFMG.

      Luiz Henrique (Piui)
      Turma de 1998

      Reply
    • É com muito pesar que recebemos essa notícia! A profª Cária foi coordenadora e professora do meu filho no ano passado e não poupou esforços para ajudá-lo, sempre com uma palavra motivadora. Ela ficará nas nossas lembranças e nos nossos corações.

      Reply
      • Eliana
      • 2 de setembro de 2020 at 12:39

      É com muita tristeza que recebo esta notícia! Minha solidariedade aos familiares da professora! Sei que deixará muitas saudades… Foi uma professora muito presente para o meu filho nas aulas on-line!

      Reply
      • Rafael
      • 2 de setembro de 2020 at 12:43

      Carinha, você está nos deixando… Sei que o designo do Pai é maior do que a nossa própria vontade, mas isso não impede de que a tristeza se aflore. Você foi minha parceira (11 anos juntos na coordenação do 2°ano do ensino médio). Minha confidente, minha referência na dúvida, meu porto seguro. Sempre, sempre, juntos nas nossas salinhas da coordenação. No ensino remoto conversando sempre, trocando ideias e pedindo uma “ajuda” para que as melhores decisões fossem tomadas. Deixo de ter sua presença ao meu lado. Fui um dos últimos que conversou com você antes de ser hospitalizada, mas nada disso impede de ter você eternamente no meu ❤️. Agradeço a Deus por ter me dado a chance e a oportunidade de tê-la ao meu lado por todos esses anos. Missão cumprida, e muito bem cumprida. Te adoro eternamente. Rafael (professor/coordenador)

      Reply
    • Querida como professora, querida como pessoa. Tinha uma energia que irradiava. Fez a diferença e cumpriu, com louvor, sua missão. Sentiremos saudades ❤

      Reply
    • Muito triste com a notícia!
      Professora que tornava a Química fácil e gostosa de estudar! Baixinha e brava, mas de amor sem igual!
      Meus sentimentos a toda a família.
      Mariana Vasconcelos
      Turma 1998

      Reply
    • Tenho certeza de que a professora Cária foi uma excelente pessoa, profissional e amiga. Sinto por não ter sido sua aluna. Meus pêsames para toda sua família e para os demais professores. Que ela encontre paz e felicidade!

      Reply
    • Recebi essa notícia com muita tristeza. Professora e coordenadora do meu filho no ano passado, ajudando e apoiando sempre que possível. Descanse em paz. Deus conforte a todos nós!

      Reply
    • Que notícia mais triste… Sempre carregarei a Cária nas minhas melhores lembranças do Santo Antônio… Excelente profissional e muito gente boa!! Deus conforte a todos.. ;(

      Reply
    • Quanta dor…
      Tenho da Cária a lembrança de um sorriso que era só acolhida. Trabalhamos juntos por muitos anos.
      O vazio que fica esvazia também as palavras.
      Juntar os cacos fazer com que a vida ainda a ser vivida seja digna da pessoa que ela é.

      Reply
    • Estudei no colégio e me formei em 1999. A professora Caria era muito querida. A química parecia muito fácil com ela.
      Sinto muito pelo ocorrido.

      Reply
    • Tia Caria era uma pessoa muito especial! Sempre disposta pra nos ajudar, puxar orelha, aconselhar! Obrigada por ter feito parte da minha formação! Que Deus te receba de braços abertos e console a família.
      Giselle Burgarelli (turma de 1999)

      Reply
    • Que notícia triste…
      Fiquei muito triste com essa notícia, rezamos para ela, e vamos continuar! Não cheguei a conhecê-la infelizmente! Que deus conforte o coração de todos os familiares, amigos e conhecidos. Descanse em paz😞❤️

      Reply
    • Meus sentimento à família!! Que deus dê o conforto nesse momento.

      Reply
    • Meus pensamentos por ela e seus conhecidos.

      Reply
    • Minha mestra! Anjo da guarda dos meus filhos! Agora está no ceu! . Minha segunda mãe. Que orgulho tenho disto! Alias, só sou médica hoje por causa dela, que literalmente, me pegou no colo e me conduziu por este caminho. Sorte de quem teve a felicidade da sua convivência. Estou desnorteada, completamente inconformada em nunca mais poder sentir a doçura daqueles olhinhos castanhos, a sensatez de cada conselho. Adeus Cária! Você cumpriu muito bem sua missão. Seu legado está todo aí, só ainda não sabemos como vamos tampar este enorme buraco que ficou. Vá paz! Amamos você!♥️

      Reply
      • Pinta
      • 2 de setembro de 2020 at 14:10

      Meu carinho, respeito e admiração. Grato por sua afetuosa presença.

      Reply
    • Gratidão por tudo que nos ensinou. Estará sempre presente em nossos corações. ✨🖤

      Reply
      • Gabriela
      • 2 de setembro de 2020 at 14:21

      Sempre tão carinhosa e tão generosa…excelente profissional…vai deixar muita saudade!!! R.I.P

      Reply
    • Só quem a conheceu sabe o coração enorme que tinha a Cária! Por trás da rigorosa professora, estava uma mãe pronta para nos ensinar que “da sua forma, cada um pode fazer o bem a alguém”, como era o seu lema no Grupo de Estudantes Voluntários (GEV).
      A Cária não é um número. É uma luz acesa no caminho de cada um que teve a honra de aprender com ela. Para mim, foi como uma amiga e um pouco mãe também.

      Obrigado por tudo, professora!

      Reply
    • Cária, hoje perdemos uma professora atenciosa e exemplar. Sou extremamente grata por ter sido sua aluna e por tudo que você me ensinou. Descanse em paz!

      Reply
    • Obrigado Cária por tudo, por ter me ajudado e acompanhado no meu 2°ano do Ensino Médio. Ter tido você como professora e tê-la conhecido foi um privilegio. Obrigado por ter sido essa alma caridosa e solidária que foi.
      Vá em paz, obrigado por tudo.

      Reply
    • Cária, você nos ensinou muito mais que química. Você nos ensinou a humildade, a caridade e a benevolência. Eu me lembro no ano passado, quando uma funcionária da limpeza entrou na sala para lhe dar algumas hortaliças que ela plantava, e ali você explicou sua relação com os funcionários do colégio. Aquele dia, eu aprendi uma coisa muito importante, aprendi que as amizades somos nós que fazemos, as boas ações só dependem de nós. Você , para mim, Cária, foi um exemplo de pessoa, uma alma tão boa. Me guiou no GEV, me deu forças para passar pelos desafios dessa vida. Mas agora me despeço, o céu ganha um anjo, e o que nos resta são as boas lembranças.

      Reply
    • “Mundo pequeno! Foi minha professora de Química no Marconi! Não sabia que era esposa do Sartini! Que Deus console a família! Pena não ter descoberto isso antes.” Disse meu colega de trabalho Emerson enquanto eu via a foto e também tive certeza: minha querida professora Cária do Marconi, das melhores, que nos ensinava Exatas e Humanidades – zelosa Mestra, orientadora, mãe. Também a Débora, colega do serviço: “sim, Margareth, melhor professora de Química do mundo! Quantas saudades!” Tiago, quando vi seu nome no e-mail “tiago.caria” lembrei que esse nome só conhecia da minha querida professora do Marconi sem poder imaginar que era ela a sua mãe! É, Emerson, mundo pequeno, grandes são os corações de homens e mulheres que espalham sementes de carinho e ternura pela Terra e vão em paz por terem cumprido nobre missão de criar, educar e prosperar no Amor de Deus e de seus semelhantes. Se soubéssemos antes, ela e o marido saberiam o quanto nos marcaram positivamente… De alguma forma, sempre souberam. E falamos aqui – para outros e os filhos saberem. Amém!!!

      Reply
      • Ariane
      • 2 de setembro de 2020 at 14:52

      Cária foi aquela professora (e coordenadora) que sempre estava disposta a ajudar, resolvia todo e qualquer problema num piscar de olhos, e era sempre carinhosa com todos nós. Dividia lanche com as faxineiras do colégio, coordenava o GEV e estava, todos os dias, procurando novas maneiras de ajudar o próximo (ainda que muitas vezes nós não reconhecêssemos que você queria só o nosso bem). Obrigada por tudo, Cária. Seu amor estará marcado em cada um que cruzou seu caminho. Que você esteja em paz agora. <3

      Reply
    • Recebi, com pesar, a notícia do falecimento da nossa querida Cária e seu marido. Alegre e expansiva, deixará saudades. Desde o início da pandemia, sabia que em algum momento esta tragédia mundial deixaria de ser um simples número e estatística e tomaria a face de pessoas queridas e próximas. Em comunhão e oração com a família da Cária e com os membros da comunidade do CSA. Amanhã cedo, na missa aqui no mosteiro clariano, rezaremos por ela e seu esposo.

      Reply
    • Meus sentimentos a toda a família dela e à família CSA. Ela foi essencial à minha formação. Estou muito triste. Que D-us conforte a todos.

      Reply
    • Nunca me esqueci das aulas de química do 2 ano. Cária sempre foi atenta as necessidades de cada aluno. O ” D de Deus” ao anunciar gabarito de questões objetivas revelava o tamanho da sua fé. Ao longo desses 14 anos, como colega de trabalho, consolidou se a imagem do aluno. Ser humano atento as necessidades de todos, especialmente os mais necessitados. Carinho e generosidade que transbordavam a quem estava perto. Vida que nos clareia a ideia do que é amar. Obrigado Deus pela oportunidade de ter convivido com essa Tua filha. Já está fazendo muita falta. Fica a saudade. Interceda por nós Caria para que cresça a esperança por dias melhores. Até logo. Felipe Scalabrini

      Reply
    • Nunca me esqueci das aulas de química do 2 ano. Cária sempre foi atenta as necessidades de cada aluno. O ” D de Deus” ao anunciar gabarito de questões objetivas revelava o tamanho da sua fé. Ao longo desses 14 anos, como colega de trabalho, consolidou se a imagem do aluno. Ser humano atento as necessidades de todos, especialmente os mais necessitados. Carinho e generosidade que transbordavam a quem estava perto. Vida que nos clareia a ideia do que é amar. Obrigado Deus pela oportunidade de ter convivido com essa Tua filha. Já está fazendo muita falta. Fica a saudade. Interceda por nós Caria para que cresça a esperança por dias melhores. Até logo.

      Reply
    • Eterna gratidão a querida professora Cária. Que Deus conforte os familiares e amigos.

      Reply
    • Fico muito triste com o ocorrido! Espero sinceramente que Cária e seu marido estejam em um lugar melhor. Descansem em paz. 😔💕

      Reply
    • A Cária sempre foi um exemplo de profissional e ser humano. Uma pessoa sempre disponível para ajudar a todos. Uma pequena grande mulher.

      Reply
    • Que Deus a receba de braços abertos e dê todo conforto aos familiares e amigos.Ela foi um exemplo para todos nós. Ajudou muito minha filha quando estudava no 2ºano do ensino médio.Senti muito pela sua perda.

      Reply
    • Muita tristeza pela partida da professora Cária- lembrarei sempre dela em sua postura acolhedora. Nossos sentimentos e solidariedade para a família.

      Reply
    • Cária, Professora querida, que tão bem desempenhou sua função e seu propósito de vida: ensinar com amor. Ensinou não só a química mas, principalmente, a sermos pessoas melhores. Se doou em tudo que fez. Seu acolhimento, dedicação e ensinamentos ficaram marcado em mim, em 1998, e em minha filha, esse ano. Como fiquei feliz em reencontrar e conversar com você, no início do ano, quando nos despedimos com um sorriso, um forte abraço, e vc me dizendo: vai dar tudo certo.
      Gratidão ✨❤️
      Que nosso bom Deus te receba em seus braços e conforte seus familiares, amigos, alunos, ex-alunos e toda a família CSA, para que saibamos lidar com tamanha ausência.
      (Turma de 1998)

      Reply
      • Elvirane
      • 2 de setembro de 2020 at 16:53

      Meus sinceros sentimentos à família da Cária,essa querida que foi morar com o Pai.Descanse em paz!!!

      Reply
    • Sentiremos muitas saudades,Cária! Você ficará eternamente em nossos corações. Obrigada por tudo que você fez por nós e por todos os ensinamentos. Meus sentimentos a família.
      Descanse em paz!

      Reply
    • Que notícia mais triste, que aperto no coração! Tenho lembranças muito queridas da convivência com a Cária. Sempre acolhedora e pronta para ajudar, generosa, doce e carinhosa… Professora zelosa e dedicada, seus ensinamentos iam muito além da química! Com seu exemplo de simplicidade e humanidade, contribuiu para formar pessoas. Na época de aluna, lembro-me bem de como ela me estimulou com o canto e a música! Cária vai deixar muitas saudades… Que ela descanse em paz, acolhida por Deus!

      Reply
    • Minha querida amiga, Caria❤
      Obrigada pelo privilegio da sua convivencia.
      Ate logo❣

      Reply
    • Ao Tiago e a toda familia nosso abraço fraternal com vibrações de amor e paz no desencarne da Professora Cária. Mestra de muito conhecimento, carismática, amiga dos alunos, a professora conquistou nossa confiança e estima e passamos a ter por ela as atenções da nossa familia, a nossa admiração e respeito. Antonio Rubatino, Fátima e André.

      Reply
    • Recebo com enorme pesar a notícia do falecimento da Cária. Amiga, companheira, transparente, dedicada.
      A mensagem enviada pelo Tiago a mim, pelo telefone dela, é de uma sensibilidade filial e humana necessárias em tempos tão difíceis. Tiago aprendeu exemplarmente todas as lições ensinadas por Cária, que sabia ensinar e educar aos alunos como se seus filhos fossem.
      Continuemos nossas orações por todas as pessoas que estão sofrendo e rezemos uns pelos outros. Todos nós agora temos mais uma intercessora junto a Deus.
      Paz e bem!
      Estevam

      Reply
    • Encaminho meus sentimentos aos familiares, amigos e alunos. Não a conhecia mas me solidarizo com a dor e tristeza dos que continuam a jornada. Muito pesar neste momento.

      Reply
    • Foi minha querida Profa no Colégio Marconi em 1991. Fica a gratidão a uma profissional exemplar e que formou gerações.

      Reply
    • Caria, grande exemplo de pessoa e profissional…Que Deus a receba no céu e derrame consolo no coração da família…muitas saudades…Natália (turma de 2014)

      Reply
    • Quanta tristeza… fui aluno da Cária há 23 anos nas 2a/3a Séries do Ensino Médio, no CSA. Seu modo de educar com firmeza e suavidade, além de fazer da Química um conteúdo palatável e próximo das nossas vidas, eram a sua grande marca. Por isso, tive a grande influência dela na minha escolha profissional. Fiz o curso de Licenciatura em Química e, posteriormente, me tornei professor da Educação Básica, onde atuei por 11 anos. Há 10 anos trabalho no Ensino Superior, com formação de professores no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa. Carrego a marca dessa exímia profissional e um ser humano com qualidades indescritíveis. Aprendi muito com ela e serei eternamente grato o todos ensinamentos e ao grande exemplo deixado. Algum tempo atrás eu manifestei minha gratidão a ela… foi um momento especial. Rogo a Deus que traga aos familiares, em especial o Pascoal (irmão) e o Matheus (filho), a paz e o conforto necessário a este momento de dor e tristeza.

      Reply
    • Tia Cária

      Toda a família de Maria das Graças Caria Sartini e, com certeza, milhares de seus alunos e ex alunos estão agora em luto por sua perda. Ela foi ao encontro de seu esposo, que faleceu dias antes em decorrência do corona vírus.
      Mas quem foi ela? Jamais ousaria tentar defini-la em suas tantas facetas que toda mulher tem. Mas sinto que o mínimo que posso fazer neste momento de tanta dor é prestar uma pequena homenagem a ela, falando um pouquinho de sua importância na vida de tanta gente e de seu legado.
      Por profissão, ela foi tia Cária – professora de química do Colégio Santo Antônio. Formada em engenharia química, ela trocou um emprego em indústria para se dedicar à educação, recebendo bem menos pra isso. O tempo já não me permite mais lembrar de detalhes de suas aulas, seu estilo didático. Mas ela era muito mais que uma professora e alguns detalhes são impossíveis de serem esquecidos. A própria forma como era chamada por seus alunos já reflete o carinho que tinha por eles. Amorosa e dedicada, mas também incisiva, quando era necessário. Sempre primou por ensinar a seus alunos a terem visão crítica do mundo. Impossível esquecer também sua dedicação pela química, ciência que escolheu amar. Nos ensinou que a química faz parte do mundo, sendo parte importante da solução para muitos de nossos problemas.
      Me formei em engenharia química, inspirada nela. E, após tantos professores e cursos que já tive e fiz e tantos engenheiros químicos que conheci, ouso afirmar que tia Cária foi uma das melhores professoras de química e engenheiras químicas do país. Além de um grande exemplo de pessoa. Uma perda irreparável para o mundo – entre tantas outras vidas inigualáveis que temos perdido para este vírus.
      Descanse em paz, tia Cária. Você fez mais que sua parte para transformar o mundo num lugar melhor. Seu legado e ensinamentos permanecerão em nossos corações e ações. No meu coração, especialmente.
      Que toda sua família se sinta abraçada por todos que a conheciam e admiravam.

      Reply
    • A documentação de um sofrimento, uma forma de tirar o peso de mim e colocar nas palavras, uma tentativa de alívio após um dia pesado, exaustivo, e mais do que triste.
      Cária, quando fiquei sabendo da sua internação e do seu estado, tudo em mim mudou completamente. Foram noites mal dormidas, sentimento de frustração e impotência, vontade de te ver e te abraçar. Mas mais do que isso, desejo de estar no seu lugar e de colocar em mim todo o sofrimento que estava em você.
      Nunca fui uma pessoa muito religiosa. Mas decidi tentar por você, decidi usar a dúvida ao meu favor e pedir pela sua vida. Pedi. Depois de anos sem rezar, implorei pela sua saúde, mas infelizmente não deu certo. Tenho pra mim que o ateísmo é a pior condição na qual uma pessoa pode se encontrar religiosamente, não tenho certeza se você está em um lugar melhor, muito menos se era o melhor caminho pra você. Sinto apenas o sentimento de injustiça, de saudade e de tristeza. Mas, quando eu te peço conforto, ele vem. Não sei se porque você está olhando por nós ou se é apenas psicológico. Sei que ele vem, e a tristeza some instantaneamente.
      Enfim. Eu queria apenas te agradecer. Agradecer por ter me feito gostar de química, agradecer pelo seu bom humor e pela sua energia contagiante. Quando nós nos encontrarmos, pode ficar mais quantos minutos quiser após a aula. Nunca vou reclamar, e quero te pedir perdão pelas vezes que o fiz. Foi uma honra ter aula com você, colocar lacres nas garrafas da sua sala, encher sempre sua garrafinha e te dar um abraço de bom dia, dizendo que havia ficado com saudades no final de semana.
      Foi muito difícil para todos nós o dia de hoje, mas acho que você pôde entender o quanto é amada.
      Parabéns pela missão que você completou, e como completou. O seu coração imenso e sua vontade de ajudar a todos era visível. E seu legado fica. Seus ensinamentos ficam. A gratidão fica. Muito obrigada Cária, por tudo mesmo. De coração.
      Agora nos resta a saudade, as lembranças e o vazio no coração. Um dia difícil, mas pouco a pouco a gente acostuma com a dor. Descanse em paz, professora! Nós te amamos muito.

      Reply
    • Nossos sentimentos e que Deus conforme os familiares e a todos do CSA. Ficamos muito triste com a notícia. Meu filho teve o privilégio de ser seu aluno, professora Cária, agradeço de coração pelos ensinamentos e carinho: muito, muito obrigada.

      Reply
    • Cária, do sorriso farto, das mãos estendidas…
      Agradecemos muito pelos encontros fecundos na transmissão do saber, na disponibilidade generosa e por se deixar ser incansavelmente empenhada na formação e transformação humana de cada um; o que em nós; de forma renovada permanece.

      Reply
    • Seus ensinamentos continuam sendo inspiração para todos nós!
      Suas ações continuam sendo exemplo de como cuidar do próximo!
      Cária continuará viva em nossos corações!
      Gratidão por ter possibilitado uma linda parceria entre o GEV (Grupo de Estudantes Voluntários do CSA), que coordenava, e nosso Grupo de Pais Voluntários do CSA!

      Reply
    • Eu sou Jane Querido Escaliante HERNANDES e fui Assistente Social do CSA, entre os anos de 2001 a 2008.
      Tive a graça de conviver com a professora Cária durante este período.
      Cária, sempre alegre, gentil, competente e amorosa para com todas nós do Serviço Social .
      A tristeza invadiu meu coração ao saber da triste notícia….. É o vírus muito perto de nós, destruindo famílias e o mundo.
      Não quero perder de vista a palavra esperança, como bem disse Fabrício Carpinejar, em seu belo texto.
      Vamos em frente lutando com nossas benditas armas e oferecendo o amor por onde passarmos.
      Paradoxalmente, dizem que quando morremos, somente levaremos conosco o que deixamos como legado.
      Cária hoje, está cheia de amor, de aplausos, de sabedoria, de profissionalismo e de eterna doçura, por ter sido mãe, esposa e amiga.
      Descanse em paz querida Cária, junto a seu marido, nos braços de Deus …

      Reply
    • A professora Cária me marcou como poucos professores. Era exigente, porém atenciosa e extremamente competente. Tratava com os alunos com o respeito de quem possui a vontade genuína de ensinar e, sem dúvida, participou da formação de gerações, com toda a simplicidade e humildade características dela. Fui tomado por uma tristeza profunda ao saber da notícia da sua passagem precoce, porque sei a falta que faz e fará para tantos, mas me conforta pensar que todos nós carregaremos um pouco de seu enorme legado. Professora, muito obrigado pelos ensinamentos, pela sinceridade, pela paciência e por honrar verdadeiramente o lema “Paz e Bem”. Descanse em paz.

      Reply
    • Hoje será a missa pelo falecimento dessa “grande ” mulher e seu marido. Uma das pessoas que me acolheu quando iniciei meus trabalhos como professora em uma escola que tanto respeito e admiro. Coordenadora do grupo GEV e professora da minha filha por 2 anos. Uma enorme perda. Que Deus a receba de braços abertos.

      Reply

    Leave a comment

    Required fields are marked *