O respeito e a honestidade no Coleginho pedem bis

O respeito e a honestidade no Coleginho pedem bis

Você exerceria a honestidade pagando por um chocolate mesmo se pudesse pegá-lo sem ninguém ver? Foi pensando em situações como essa que o projeto “O respeito pede bis” foi criado pelas professoras do CSA, objetivando mostrar para os alunos do Coleginho que o respeito e a honestidade não têm preço.

O projeto pretende exercitar a capacidade de respeitar as regras e fazer valer a confiança creditada aos alunos, mesmo durante os desafios. Para que isso possa ser colocado em prática, em um dos andares do Coleginho, uma barraquinha foi montada e nela estão sendo expostas caixinhas abertas do chocolate Bis, para serem vendidos, no valor de R$ 0,10 a unidade.

A regra para participar dessa proposta é simples: o aluno deverá retirar a quantidade de chocolate que deseja da caixinha e depositar no cofre da barraquinha, por conta própria, a quantia de dinheiro correspondente à sua retirada. A grande questão é que ninguém ficará monitorando se o pagamento está ou não sendo feito de maneira correta e justa. A iniciativa de ser honesto ao pagar pelos chocolates terá de partir exclusivamente dos próprios alunos.

“Essa é uma ótima oportunidade de demonstrar, na prática, que a honestidade começa nas pequenas coisas e desde cedo. Inserir essa atividade na rotina dos alunos reforça ainda mais o fato de que é preciso tornar o respeito um ato diário e constante”, afirma Ritinha, professora do Coleginho.

O desafio foi lançado e, ao final de cada mês, as professoras irão recolher os cofres e os valores depositados serão comparados à quantidade de Bis consumidos, dessa forma, os alunos poderão saber como a atividade influenciou e contribuiu na decisão de cada um em fazer o mundo um lugar um pouco mais verdadeiro e justo.