Palestra aborda desafios digitais e promoção do uso saudável de telas por crianças

No dia 25 de abril, o psicólogo Emanuel Henrique Gonçalves ministrou uma palestra de relevância no Teatro Frei Hilário Meekes, no Colejão, organizada pelo departamento de Psicologia do CSA. O tema foi “Os principais desafios digitais: como a prevenção pode guiar o uso saudável de telas por crianças”.

Com um público atento, composto de pais e responsáveis dos alunos do 5º ao 9º Ano, Emanuel abordou questões cruciais relacionadas à exposição às telas e traçou estratégias para um uso adequado das tecnologias digitais.

Um dos pontos centrais da palestra foi a discussão sobre o tempo recomendado de exposição às telas, levando em consideração a idade das crianças. Emanuel destacou a importância de estabelecer limites saudáveis, tanto para garantir o desenvolvimento adequado quanto para prevenir possíveis danos à saúde mental e física dos pequenos.

Além disso, o psicólogo alertou os pais sobre os riscos dos jogos on-line para os menores de 12 anos, ressaltando a necessidade de monitoramento e orientação ativa por parte dos adultos responsáveis. A exposição precoce a conteúdos inadequados e a interação com desconhecidos em ambientes virtuais podem representar sérios problemas para o desenvolvimento das crianças.

A palestra também ofereceu dicas práticas sobre como os pais podem promover um uso saudável das telas em casa, incentivando atividades off-line, estabelecendo horários específicos para o uso de dispositivos eletrônicos e promovendo o diálogo aberto sobre os desafios e as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com Emanuel, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências pessoais.