Por muitas Esquinas

• Por muitas Esquinas

Projeto interdisciplinar alia a história do Clube da Esquina com produção literária.

IMG_6753Durante todo o 2º semestre deste ano, alunos do 4º ano do Colégio Santo Antônio participaram do projeto “Da janela lateral: a poesia na esquina e em potes”. Eles estiveram envolvidos com o legado musical e poético do Clube da Esquina, que é um dos principais movimentos da história da música brasileira.

A partir da leitura da obra “ O segredo do disco perdido” de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, (Editora Panda Books) começou a viagem entre imagens e poesias cantadas pelo Clube da Esquina. Mais que cantar e encantar-se pelas canções, as crianças foram instigadas a criar também seus poemas; escolhendo um deles para compor o pote literário da turma.

Além das atividades de produção escrita, o universo do Clube da Esquina apareceu também entre pipas, janelas, telas, trens azuis, montagens e construções com material alternativo.

Dezenas de “ Maria… Marias e Manoel, o audaz”, dispostos a se impregnar de cultura, arte, aprendizagem, alegria, interação com o outro e, principalmente, de uma esperança de vida plena, colorida e cheia de belas rimas pela frente. E é claro, uma homenagem ao Vendedor de Sonhos: “Fernando Brant”, que é relembrado em meio a um Carrossel, carro-céu e em um Pista de Sonhos.

“Este projeto, além de dar alegria aos corações dos pais, nos ajudou a despertar o gosto dos nossos filhos pela música e pela leitura.” (Patricia Vilhena, pelo Facebook)

A exposição dos trabalhos e o lançamento dos potes literários de poemas, no dia 20 de novembro na unidade do Ensino Fundamental I do Colégio Santo Antônio (chamado de “Coleginho”), encerrou as atividades do projeto. Parabéns às professoras e alunos pela criatividade do projeto.

MB__Camera

Confira todas as fotos aqui!