Professoras do 1º Ano criam projeto “Quando eu era neném”

Professoras do 1º Ano criam projeto “Quando eu era neném”

As professoras do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio criaram um projeto especial para explorar a identidade das crianças. A iniciativa consistiu em convidar os alunos a trazerem um objeto que tivessem em sua posse desde que eram bebês para compartilhar com seus colegas em sala de aula.

O objetivo do projeto foi promover a reflexão sobre a identidade individual de cada aluno, suas origens e histórias pessoais. Além disso, as professoras buscaram estimular a empatia entre os estudantes por meio da compreensão e valorização das diferenças e singularidades de cada um.

Ao longo da atividade, as crianças apresentaram objetos variados, como chupetas, ursinhos de pelúcia, carrinhos, bonecas, chocalhos e outros itens que faziam parte de suas vidas desde muito pequenas. Cada aluno teve a oportunidade de compartilhar sua história e falar sobre o objeto escolhido, enquanto seus colegas ouviam com atenção e curiosidade.

Durante as apresentações, as professoras conduziram discussões sobre as diferenças entre cada objeto e a história pessoal que eles representavam. Essas conversas ajudaram a enfatizar a importância de valorizar e respeitar as diferenças.

Ao final da atividade, os alunos saíram da sala com uma compreensão mais profunda sobre si mesmos e sobre seus colegas, além de terem desenvolvido o senso de empatia e respeito pelo próximo. As professoras do Colégio Santo Antônio esperam continuar promovendo iniciativas como essa ao longo do ano letivo, para fortalecer a convivência em grupo dos estudantes e para promover o desenvolvimento de suas identidades.