Professoras do 1º Ano usam a literatura para trabalhar as emoções

Professoras do 1º Ano usam a literatura para trabalhar as emoções

As professoras do 1º Ano do Ensino Fundamental colaboram para o desenvolvimento emocional dos alunos, já que é nessa fase que eles estão começando a descobrir e a compreender seus próprios sentimentos. Uma forma eficaz de ajudá-los nesse processo é por meio da literatura infantil.

A literatura infantil é uma ferramenta poderosa para ensinar as crianças a reconhecer, a entender e a lidar com diferentes emoções. As histórias oferecem exemplos de situações que podem gerar emoções distintas e ajudam as crianças a identificar e a nomear seus próprios sentimentos.

Além disso, a leitura compartilhada em sala de aula cria um ambiente seguro e acolhedor, em que as crianças podem expressar suas emoções livremente e compartilhar experiências. Isso é especialmente importante para crianças que têm dificuldade de se comunicar ou para aquelas que estejam passando por situações difíceis em casa.

As professoras do 1º Ano geralmente escolhem livros que abordam temas como amizade, respeito, aceitação, coragem, medo e tristeza. Algumas histórias também incluem personagens que enfrentam desafios e superam obstáculos, o que pode inspirar as crianças a serem mais resilientes e confiantes.

Depois da leitura, as professoras geralmente conduzem discussões em grupo para ajudar as crianças a refletir sobre a história e relacioná-la às suas próprias vidas. Elas também costumam propor atividades artísticas ou de escrita, como desenhar ou escrever sobre um personagem com que se identificam, desenvolver uma mascote para a turma ou criar um final alternativo para a história.