Profissões no CSA traz universidades até os alunos

Profissões no CSA traz universidades até os alunos

Com o intuito de aproximar os alunos da realidade dos mais diversos cursos de graduação, o Colégio Santo Antônio organizou o “Profissões no CSA”, evento que ocorreu neste sábado, dia 10.

Camilla Conti, aluna do CSA em uma das oficinas.

Os alunos do Ensino Médio visitaram as salas de aula, que continham exposições, simulações e professores renomados para tirarem dúvidas e trazerem curiosidades sobre as profissões e os mais variados cursos. As universidades PUC Minas, Ibmec, FUMEC, Milton Campos, Dom Helder Câmara e Ciências Médicas participaram trazendo as simulações e dinâmicas. A empresa Daquiprafora também participou do evento com uma palestra sobre Graduações no Exterior e Profissões do Futuro.

A aluna Camilla Conti da 2ª Série do Ensino Médio visitou a sala em que professores da Universidade FUMEC falaram sobre o curso de Engenharia Química. Segundo ela, a palestra foi muito esclarecedora. “Eu já estava muito ansiosa antes de vir, porque eu tenho muita dúvida sobre o meu futuro. Este evento está me auxiliando e me norteando muito. Agora consegui entender direito a diferença entre os cursos pelos quais tenho interesse e está sendo muito proveitoso”, explica.

As psicólogas do Colégio explicam que este evento é de extrema importância para os alunos do Ensino Médio, devido à fase que estão vivenciando. “Escolher a profissão não é tarefa fácil, demanda tempo e investimento pessoal para escolher as possibilidades ocupacionais que o mercado oferece. No Profissões no CSA, os alunos tiveram justamente este espaço para conhecer, tirar dúvidas e participar de simulações e dinâmicas que retrataram a prática profissional ”, afirma Flávia Fialho, uma das psicólogas.

A captura de movimentos também fez parte de uma oficina.

As simulações e dinâmicas de cada curso inseriram os alunos nas realidades de algumas profissões. A Faculdade de Ciências Médicas, por exemplo, fez uma simulação de acidente de trânsito com dois feridos e mostrou a função da equipe médica e de enfermeiros. Outro exemplo foi a simulação do Tribunal Internacional Estudantil, feita pela Escola de Direito da Dom Helder, na qual os alunos do CSA participaram, debatendo e representando países.

Além dessas, muitas outras dinâmicas envolveram os alunos, como a simulação de investimentos em ações na Bolsa de Valores, atividade trazida pelo curso de Economia do Ibmec, a Prototipação de Interfaces Gráficas para Jogos Digitais da PUC Minas e os Desafios Gerenciais dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Milton Campos.

Para fechar o evento com chave de ouro, a Banda 42, compostas por alunos do Colégio, apresentou hits da música POP que animou a manhã produtiva e esclarecedora deste sábado.

“ O Profissões CSA foi um evento que superou minhas expectativas e espero que tenha todos os anos.”, disse o aluno Henrique Quirino.

Slogan-CSA-2016

Comments (1)

• Caros professores, alunos e toda a comunidade escolar do CSA. Parabéns pelo evento, consideramos que foi um sucesso. Estamos enaltecidos pelo convite e esperamos sempre participar, e sermos um parceiro da comunidade escolar do CSA.

Parabéns a todos.

Prof. Kássio Lacerda
      Coordenador do Curso de Engenharia Química – Universidade FUMEC.