Projeto Conhecer BH

Os alunos da 3ª série do EF participam do “Projeto Conhecer BH”.

O “Projeto Conhecer BH” está a pleno vapor, trazendo para as crianças do 3º ano informações, imagens, experiências e sons que, além de resgatar a história da nossa cidade, pretendem colaborar para a formação de cidadãos ativosIMG_6375 e comprometidos com a garantia de vida para todos.  O projeto tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a história da capital mineira. Afinal de contas, só cuidamos bem daquilo que amamos e conhecemos.

O projeto teve sua apresentação na forma de uma exposição de fotos, releituras de postais e portfólios, feitos pelos próprios alunos, e apresentações de músicas como “Semente do amanhã” (Gonzaguinha) e “Herdeiros do Futuro” (Touquinho), além de uma exposição no qual os alunos, pedindo licença à realidade, recriaram a cidade com elementos imaginários, transformaram BH em uma cidade encantada. Os alunos, durante o ano letivo, tiveram a oportunidade de conhecer a história de BH, desde a sua origem, passando por seu crescimento, até chegar na grande metrópole que é hoje.

Aprendemos muito e hoje somos cidadãos mais conscientes das qualidades e problemas da nossa cidade

Vale recordar que as excursões pedagógicas são atividades interdisciplinares que o Colégio Santo Antônio promove. As observações feitas nas atividades externas, aliadas ao conteúdo das aulas e muita pesquisa, resultam em exposições variadas, desenhos, murais, vídeos, cadernos de exercícios, apresentações musicais e encenações. As excursões são realizadas de acordo com o projeto pedagógico da escola e de acordo com a idade dos estudantes, sendo supervisionadas e acompanhadas por docentes.

O Projeto Conhecer BH envolve a família. Confira o depoimento de uma mãe sobre o projeto.

Projeto Conhecer BH

Belo Horizonte, cidade das Geraes.

Montes, poetas, escritores, intelectuais… pura diversidade. Com esse projeto, o mais legal foi relembrar o passado, resgatar a memória da cidade, em minha memória, momentos inesquecíveis.

Cada etapa vivenciada ao lado do meu filho, proporcionou-me descobertas e muito aprendizado. Reaprendi sobre a história de BH. Contada e vislumbrada na prática em uma abordagem diferenciada.

Tive a oportunidade de visitar e explorar locais até hoje, nunca “navegados”. Sinto-me segura ao dizer que hoje conheço BH. Mais consciente. Agradeço ao CSA por essa oportunidade. Por essa experiência.

Belos horizontes, belas histórias. Um passado explorado no presente e lembrado com certeza, no futuro.

Acredito que todas as crianças que participaram deste projeto passarão a enxergar BH com outros olhos, com mais respeito.

Muito trabalho, né pais… mas valeu a pena!!!

MB__Camera

Veja as fotos clicando aqui.