Projeto Interdisciplinar do 4º Ano sobre os rios da Região Sudeste aborda a questão da água nas grandes cidades

Você sabia que o ser humano é capaz de sobreviver um mês sem comida, mas apenas uma semana sem água? Importante para a vida, a água foi tema de estudo dos alunos do 4º Ano do Colégio Santo Antônio

A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais do planeta é um tema recorrente nas aulas do Colégio Santo Antônio. Nos estudos de Geografia e História, os alunos do 4º Ano pesquisaram sobre os principais rios da Região Sudeste do Brasil e exploraram a questão da água nas grandes cidades.

“A água é um tema atual e de grande importância devido à sua carência nas grandes cidades do mundo. Nesse estudo, exploramos os principais rios da bacia hidrográfica da Região Sudeste”, explica Gilda Cunha, professora do 4º Ano do Colégio Santo Antônio.

Estimulando o trabalho em equipe e a reflexão sobre a importância da água, o projeto interdisciplinar proporcionou uma tarefa de pesquisa ampliada e possibilitou aos alunos criar suas próprias apresentações virtuais sobre o tema. As turmas, divididas em grupos, estudaram sobre os rios Tietê, São Francisco, Paraíba do Sul e Doce.

De acordo com o mais recente relatório da Unesco sobre desenvolvimento dos recursos hídricos, 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a aproximadamente metade da população mundial, vivem em áreas com potencial escassez de água durante ao menos um mês por ano. Esse número pode aumentar para mais de 5 bilhões em 2050.

Comments (1)

• Prezados, bom dia.
      Fico extremamente feliz de ver que o CSA está adentrando esse tema de suma importância para a manutenção da vida no planeta. Sou geólogo de formação e trabalho / estudo as águas subterrâneas há mais de 30 anos. Gostaria de poder conversar com a professora Gilda e demais docentes sobre o tema água subterrânea, em especial, e como isso pode se tornar uma das mais valiosas contribuições para a humanidade nos próximos anos.
      Temos um projeto que pode interessar a todos, e penso que o CSA, como escola de ponta em BH, tem visão de futuro e assume uma identidade inovadora, reforçando seu papel transformador no ensino e consolidando as bases para a garantia de boa qualidade de vida das próximas gerações. Cordiais saudações. Paulo Pessoa