Projeto interdisciplinar no Colégio Santo Antônio combate o bullying: uma abordagem transformadora

No Colégio Santo Antônio, um grupo de professores do 7º Ano uniu forças em um projeto interdisciplinar inovador com o objetivo de combater o bullying e promover a conscientização sobre o preconceito. Inspirados pela leitura do livro 74 dias para o fim, os professores decidiram abordar o tema de maneira abrangente e transformadora em sala de aula.

No dia 21 de junho, uma atividade especial marcou o início dessa jornada de reflexão e mudança. Uma roda de conversa foi organizada, na qual o grupo de motociclistas “HD do Gê” foi convidado a compartilhar suas experiências com os alunos. Esses motociclistas, em alguns momentos, são vistos como “diferentes” ou até marginalizados pela sociedade, e suas histórias ofereceram uma perspectiva única sobre o preconceito.

A roda de conversa contou com a participação de homens e mulheres, alguns com mais de 60 anos, que compartilharam suas vivências, histórias de amizade e superação. A presença diversificada dos convidados trouxe uma variedade de perspectivas e enriqueceu o debate sobre a importância de aceitar as diferenças e combater o preconceito em todas as suas formas. As motos foram estacionadas dentro do Colégio, o que deixou o momento mais atrativo.

Esse evento foi apenas o ponto de partida para uma série de atividades que serão realizadas ao longo do mês de junho com os alunos do 7º Ano do Colégio Santo Antônio, com o intuito de conscientizá-los sobre o bullying e suas consequências. Os professores estão preparando entrevistas, oficinas e outras dinâmicas interativas que abordarão o tema.

A conscientização sobre o bullying será promovida por meio de abordagens multidisciplinares, envolvendo matérias como Língua Portuguesa, Inglês, Ensino Religioso, Arte, História e Geografia. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de entender as causas e consequências desse problema social, bem como desenvolver habilidades socioemocionais que os ajudarão a lidar com situações de bullying e a criar um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso.

O Projeto Interdisciplinar contra o Bullying é uma iniciativa que visa ir além do combate superficial ao problema, buscando promover a reflexão, a empatia e a conscientização coletiva. Com a participação ativa dos professores, alunos e comunidade escolar, esse projeto tem o potencial de gerar mudanças significativas e duradouras na cultura escolar, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor e seguro para todos.