Projeto: Uma foto – um olhar

Projeto: Uma foto – um olhar

Projeto incentiva alunos do Colégio Santo Antônio a apuram o seu olhar para captar cenas “invisíveis” do cotidiano.

O professor Miguel, que leciona Sociologia no Colégio Santo Antônio, é o responsável pelo projeto “Uma foto – um olhar”. No projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, após leitura de textos de autores como Rubem Alves, Vivian Garcia, Mateus Lucca, Marcos Milano e discussão do documentário “Janela da Alma” de João Jardim e Walter Carvalho, foram instigados a fotografar cenas do cotidiano do bairro, do caminho para escola, dos lugares que frequentam, de pessoas e situações. O objetivo das fotografias foi o de apurar o olhar para captar cenas que não normalmente são “invisíveis” aos nossos olhares.

“Ser invisível é sofrer a indiferença, é não ter importância. Essa maneira de discriminação está cada vez mais inserida na sociedade” Mateus Lucca Constantino

Modelo de apresentação dos “olhares”

Os textos discutidos tratam da invisibilidade social e o documentário investiga o que é a visão por meio de entrevistas com artistas, intelectuais e pessoas da Europa e do Brasil.  Os 19 entrevistados, com graus de acuidade visual que vão da miopia à cegueira, discorrem sobre ver, não ver e ver de maneira única, intransferível. Acompanhando a torrente de discursos, as imagens são focadas, desfocadas e refocadas, alterando a percepção do espectador. O documentário mostra um mundo saturado de imagens que visam atrair o olhar para o consumo (as da propaganda) e o contrasta com paisagens desoladas, onde não há nada para ver.

Depois da produção das fotografias, os alunos foram convidados
    a escolher a foto que – das que ele mesmo que retratou –  fosse mais representativa das discussões que foram realizadas em sala de aula. A foto escolhida por cada aluno, acompanhada de um pequeno texto que contextualiza a cena retratada com os textos discutidos, está exposta na entrada do Colejão na rua Pernambuco. Vale a pena conferir os “olhares” dos estudantes sobre a invisibilidade social.

Parabéns aos alunos pelas cenas captadas e ao professor pelo projeto realizado.