SAFA: Santo Antônio Faz Arte celebra os 800 anos do presépio com espetáculo multifacetado

No último domingo, dia 12 de novembro, o Teatro Ney Soares, da UniBH, foi palco da celebração artística “Santo Antônio Faz Arte”, o SAFA, que este ano teve como tema “800 anos do presépio: Francisco e a acolhida do menino Deus”. Em duas sessões, o público foi cativado por apresentações instrumentais, de canto, de dança e de teatro que encheram de emoção os olhos e os corações dos presentes.

O Diretor Pastoral do Colégio Santo Antônio, Frei Oton, saudou a plateia e destacou a importância de São Francisco de Assis na criação do presépio. Em um momento de profunda emoção, um minuto de silêncio foi dedicado às pessoas que enfrentam os horrores da guerra na Palestina, evidenciando a sensibilidade social do evento.

A diversidade de talentos foi evidenciada nas apresentações, com alunos de diferentes idades mostrando suas habilidades em flauta, violino, violão, canto, dança e teatro. Os figurinos, marcados pela simplicidade, beleza e mistura de cores, transformaram o palco em um espetáculo multicolorido.

A Orquestra Experimental, os Corais Infantil e Juvenil, o Grupo de Flautas, o Grupo de Violões e o Grupo de Violinos encantaram o público com sua graça e talento. O Grupo de Teatro provocou risos, emoção e reflexão durante a apresentação.

Os momentos de dança foram igualmente aplaudidos com entusiasmo, especialmente quando o Grupo de Dança Folclórica e o Corpo de Baile subiram ao palco. A variedade de estilos, desde ballet até jazz, proporcionou um espetáculo visualmente deslumbrante e artisticamente enriquecedor.

O ápice do evento foi a participação de todos os alunos no palco, acompanhados pelos educadores Luzia Antoniol (coordenadora de Música), Ana Roberta (flauta), Cláudio Lage (violão), Richard Wagner (violino), Paola Marques (ballet e jazz), Conceição Martins (regente dos corais), Andréia Abreu (dança folclórica), Iolene Di Stéfano e Nathália Braz (teatro). Juntos, eles entoaram a música “Paz no Mundo”, encerrando o espetáculo de forma apoteótica.

A produção do evento, impecável em sua execução, ficou sob a responsabilidade do Setor Pastoral do Colégio Santo Antônio. O SAFA mais uma vez cumpriu sua missão de proporcionar não apenas um espetáculo artístico, mas também de integrar, inspirar e conscientizar a comunidade escolar e seus familiares. O evento reforçou o compromisso da instituição com a formação integral dos alunos, valorizando e celebrando seus talentos artísticos.