Semana da Língua Estrangeira foi um sucesso no CSA

Semana da Língua Estrangeira foi um sucesso no CSA

Os alunos participaram de diversas palestras, oficinas e apresentações nos idiomas estrangeiros ensinados no Colégio

Durante os dias 21, 22 e 23 de junho, o Colégio Santo Antônio (CSA) realizou a Semana de Língua Estrangeira. O objetivo foi reforçar o estudo do Espanhol, do Inglês e do Alemão, e enriquecer o currículo dos alunos do Colégio. Além disso, a Semana da Língua Estrangeira também proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer a cultura de outros países através da música, da dança, da culinária e da literatura.

No evento, os alunos participaram de atividades que tiveram como tema central o “Desenvolvimento e Estilo de Vida Sustentável” – e todas elas foram apresentadas em um dos três idiomas estrangeiros ensinados no CSA, o que deixou o evento ainda mais divertido e dinâmico. Aconteceram palestras, oficinas, apresentações, desenvolvimento de projetos e exibições que ressaltaram a importância das atitudes sustentáveis que poderão fazer toda a diferença no planeta que vivemos a longo prazo.

A sustentabilidade é um dos pilares da Unesco – da qual o CSA é membro desde 2018 –, organização que busca tornar a vida moderna um pouco melhor para todos os seres vivos. Por isso, os alunos foram convidados a participarem de diversos projetos relacionados ao tema, como mostram os exemplos a seguir.

Os alunos de alemão trabalharam em experimentos científicos sobre: os biocombustíveis; a construção de um motor elétrico; o desenvolvimento de um modelo de trem eletromagnético; embalagens sustentáveis; e mobilidade urbana, tendo as bicicletas como meio de transporte principal.

Já as turmas de inglês prepararam uma campanha de arrecadação de alimentos para doação; uma pesquisa a fundo sobre as consequências da mineração na Serra do Curral; um estudo sobre o consumo responsável; a criação de designs ecológicos para serem implantados dentro da escola; e um projeto de mobilidade sustentável.

Os alunos de espanhol escreveram e produziram um livro recheado de contos e lendas sobre o meio ambiente; criaram um passaporte até o futuro baseados na definição de “Huella Ecológica” e um estudo sobre economia e construções sustentáveis.

Com tantos estudos e apresentações feitas pelos alunos do CSA, a imersão na língua estrangeira e na temática da sustentabilidade se torna uma consequência natural ao mesmo tempo em que conscientiza estes grupos de jovens. A Semana de Língua Estrangeira foi um sucesso e deixou um gostinho de quero mais em todos que dela participaram.