Simulação 9º ONU acontece on-line

about us page title image
  • Simulação 9º ONU acontece on-line

    Simulação 9º ONU acontece on-line

    O projeto desperta o interesse dos alunos por questões internacionais e promove habilidades de comunicação

     

    Debater, discordar e criar consensos para o bem comum. Essa é a rotina da vida de diplomatas que alunos do Colégio Santo Antônio vivenciaram por meio do projeto 9º ONU.

     

    Durante o dia 12 de junho, dezenas de estudantes da 1ª Série* dedicaram-se ao que eles afirmam ter sido uma das melhores experiências de aprendizagem de suas vidas. Estamos falando aqui da 9º ONU, simulação interna da Organização das Nações Unidas, um modelo de atividade em que os alunos atuam como secretários da ONU, diplomatas, jornalistas ou staff.

     

    Para assumir uma responsabilidade como essa, os estudantes tiveram, portanto, de estudar a cultura, a economia e a atuação do país que representaram na simulação. Enfrentaram, ainda, o desafio de assumir um posicionamento público, com cuidado para adequar a linguagem à simulação diplomática e demonstrar clareza e objetividade em suas falas. Vestiram-se conforme os costumes e o protocolo de uma reunião formal, mesmo com o evento acontecendo on-line.

     

     

    Além de estimular o protagonismo juvenil e contribuir para a formação integral dos estudantes, a simulação também aguça a criatividade dos jovens, ao colocá-los em contato com diversas culturas.

     

    A partir de debates e vivências sobre temas geopolíticos, de economia, de política, de cultura, de justiça socioambiental e de direitos humanos, os estudantes são estimulados a praticar a oratória, a empatia, o respeito à diversidade cultural e política, bem como o posicionamento crítico e responsável diante das discussões e da convivência humana.

     

    *O projeto acontece anualmente com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Como em 2020, devido à pandemia, não foi possível realizar o evento, neste ano a simulação acontece tanto para os alunos que estão atualmente na 1ª Série do Ensino Médio, quanto para aqueles que cursam o 9º Ano.

     

     

     

     

    Leave a comment

    Required fields are marked *