Simulação da ONU destaca futuros líderes: oratória, diplomacia, cooperação e respeito ao discurso do outro

Tradicional simulação do CSA traz temas de relevância e prepara alunos para os desafios do cenário mundial

Aconteceu, nos dias 4 e 5 de outubro, a quarta edição da 9ª ONU, simulação protagonizada pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e promovida pelos departamentos de Geografia e História do Colégio Santo Antônio.

Simulação de um dos comitês da 9ª Onu

Com o objetivo de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, o evento traz debates de temas relevantes do cenário mundial e que se relacionam aos temas centrais da UNESCO, que são “Problemas mundiais e o papel da ONU”, “Direitos humanos, democracia e tolerância”, “Aprendizagem intercultural” e “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”.

abertura

Celebração de abertura do evento

A abertura do evento aconteceu no Auditório Frei Hilário no dia 4 e contou com a presença de coordenadores e da diretoria do Colégio. Frei Vicente, Diretor Pedagógico, proferiu discurso sobre a importância dessa simulação para todos os alunos, pois os tornam mais preparados para os desafios do nosso tempo.

“O aluno que participa de simulações desenvolve diversas áreas do conhecimento como a oratória, a coletividade, a diplomacia, a cooperação e o respeito ao discurso do outro. Com isso, estamos o preparando para ocupar cargos importantes e para os desafios que enfrentarão no futuro”, afirma Frei Vicente.

Em seguida, os alunos foram direcionados às salas para as sessões de simulação. Nos dois dias de evento, houve debates e discussões sobre importantes temas para a humanidade.

A 9ª ONU 2018 tem neste ano uma responsabilidade ainda maior, já que ela acontece semanas após o Colégio Santo Antônio ser aprovado como membro da rede PEA-UNESCO.