Somos incríveis na internet

Somos incríveis na internet

Projeto ajuda os alunos do 4º e 5º Anos a se tornarem exploradores seguros e confiantes do mundo on-line

Para que as crianças aproveitem a internet ao máximo, elas precisam estar prontas para tomar decisões inteligentes. O projeto “Seja Incrível na Internet” ensinou os alunos do 4º e 5º Anos do Colégio Santo Antônio os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que eles possam explorar o mundo on-line com confiança.

4 mundos para explorar e conseguir o título de “incrível na Internet”

Foi durante os dias 3 e 7 de outubro, em aulas especiais no laboratório de informática do CSA e usando as ferramentas do Google for Education, que os alunos jogaram o game e ajudaram outros internautas a combater hackers, phishers, compartilhadores compulsivos e gente que faz bullying, praticando as habilidades necessárias para se tornarem bons cidadãos digitais.

“Eu adorei aprender jogando assim. Agora eu sei como posso criar uma senha forte e a compartilhar com cuidado na internet”, afirma o aluno João, do 4º Ano.

O setor de Comunicação, responsável pelas ferramentas do Google for Education no Colégio, juntamente com as professoras e Coordenação do Coleginho trabalharam os seguintes temas com os alunos:

Seja inteligente na internet, compartilhe com cuidado. Na internet, as notícias boas e ruins se espalham rapidamente. Qual é a solução para isso? Saber como compartilhar informações com pessoas conhecidas e desconhecidas.

Fique atento na internet, não caia em armadilhas. É importante mostrar aos alunos que, na internet, as pessoas e situações nem sempre são o que parecem. Saber identificar o que é real ou falso é fundamental para a segurança on-line.

Seja forte na internet, proteja seus segredos. A segurança e a privacidade são tão importantes na internet quanto na vida real.

Seja gentil na internet, é legal ser gentil. A internet tem o poder de amplificar as coisas, e isso pode ser usado para espalhar positividade ou negatividade. A gentileza gera um impacto positivo sobre as outras pessoas e ajuda a combater comportamentos de bullying.

Seja corajoso na internet, na dúvida, fale com alguém. Esta lição se aplica a todas as interações digitais: quando as crianças encontram algo questionável, elas precisam se sentir à vontade para conversar com um adulto de confiança.

Aprender a ser atento, inteligente, corajoso, gentil e forte na internet

Ao final da lição, os alunos receberam certificados, selos oficiais e fizeram um juramento para comprovar que são incríveis na internet (inteligentes, alertas, fortes, gentis e corajosos).