Son Salvador no CSA Avançado

about us page title image
  • Son Salvador no CSA Avançado

    Son Salvador no CSA Avançado

    IMG_1664Em bate-papo com grupo de alunos, chargista garante que não é preciso ser artista para colocar o desenho a serviço de uma ideia.

     

    O jornalista, comentarista esportivo e ilustrador Son Salvador, que produz charges para os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense (DF) e para o site Charge Online, esteve no Colégio Santo Antônio. Ele veio conversar com os alunos do CSA Avançado “Caricaturas e Charges na História do Brasil – do Século XIX ao Século XXI”, durante a aula da professora de História Wanda Rodrigues.

     

    Definindo caricaturas e charges como “desenhos a serviço de uma ideia”, ele propôs um exercício ao grupo: buscar o que há de engraçado ou contraditório nas manchetes do dia e criar charges. O objetivo é fazer o leitor refletir sobre aquelas notícias, de forma bem-humorada.

     

    “E não tem aquela história de não saber desenhar, não é preciso ser um artista para isso”, garantiu, usando o quadro para mostrar aos alunos como desenhar um homem e uma mulher a partir de figuras geométricas. No caso da caricatura, continuou, o importante é descobrir um traço marcante do personagem e destacá-lo. Rapidamente, ele desenhou um círculo, acrescentou a ele um par de óculos retangulares e um penacho no alto da cabeça. Todos reconheceram, naqueles poucos traços, o falecido presidente Itamar Franco.

     

    Son Salvador voltará em breve ao Colégio Santo Antônio, para ministrar uma oficina de desenho ao grupo de alunos do CSA Avançado. Falta só acertar a data.

    Comments (1)

    • Caro Son, sugiro tema para charge de seu traço inconfundível , no Estado de Minas, onde eu possa ver:
      Parafraseando o histórico Sheakspeare, desenhe a figura do deputado Jean Wyllys, segurando uma caveira e dizendo: TO SPIT OR NOT TO SPIT, THAT´S THE QUESTION. Anote no rodapé: spít=cuspir, para que maior número de leitores entenda.
      Abraços.

      Reply

    Leave a comment

    Required fields are marked *