Termina Segunda Edição da 9ª ONU

Termina Segunda Edição da 9ª ONU

Alunos estão tristes pelo fim do evento. Alguns já anteveem sua participação na próxima edição; só que como diretores.

Por: Agência de Comunicação

IMG_3363

Ao final da tarde da última sexta-feira, dia dois de outubro, foi encerrada a segunda edição da 9ª ONU. A cerimônia oficial contou com a presença da Direção e Coordenação Geral do Colégio Santo Antônio, dos coordenadores do 9º ano, Sinéder Guimarães e Marcos Araújo, e do professor Wallace Carvalho, responsável pela organização do evento juntamente com o professor Bruno Rangel. Além disso, estiveram também presentes diretores, delegados e familiares.

O ex-secretário-geral da Simulação Santo Antônio (SISA), Bruno Bicalho, destacou a importância da 9º ONU para a “consolidação de uma cultura de simulações dentro do Colégio Santo Antônio”. Segundo ele, o empenho dos alunos durante os dois dias de trabalho é a prova concreta de que vale a pena investir em modelos de comitês simulados.

Na sequência, o professor Wallace Carvalho proferiu um contundente discurso, sendo ovacionado pelos presentes. Ele destacou o fundamental papel pedagógico da 9º ONU na formação dos estudantes, sendo um instrumento mais de aprendizagem do que de ensino. Isso significa dizer que, à medida que se dá ao aluno o protagonismo sobre o processo educativo, rompendo com o modelo tradicional vigente em sala da aula, abrem-se novas possibilidades para a consolidação de sujeitos ativos, capazes de intervir no mundo em que vivem.

IMG_3234Falaram ainda os diretores de cada um dos nove comitês. A sensação geral era de que os trabalhos haviam sido bem executados pelos participantes, superando, em grande medida, as expectativas iniciais. Alguns também ressaltaram a sensível melhora no desempenho dos alunos do primeiro para o segundo dia.

De forma a encerrar a cerimônia, aos alunos que mais se destacaram em seus respectivos comitês, foram atribuídas menções-honrosas. Assim como nas simulações em geral, o objetivo de tais certificados é, além de reconhecer o excepcional desempenho desses alunos, estimulá-los a continuar simulando.

Cansados, porém satisfeitos, vários delegados já sonham com a participação na próxima edição do evento. Mas o anseio desses jovens é grande: participar não como delegados, mas como diretores. Ao final dos dois dias de simulação, pode-se concluir que a 9º ONU 2015 fez mais do que trazer novos conhecimentos: conseguiu despertar o amor de diversos adolescentes pelas simulações.