Trabalho sobre o livro “E a Terra escreveu uma carta…”

Trabalho sobre o livro “E a Terra escreveu uma carta…”

O que leva um planeta a escrever uma carta? Inspiradas nas ideias do livro “E a Terra escreveu uma carta…”, do autor Jonas Ribeiro, as professoras do 3º Ano do Colégio Santo Antônio desenvolveram um projeto especial com seus alunos.

A ideia principal era bem direta ao ponto: os alunos foram convidados a colocar-se no lugar da Terra e entender exatamente como o planeta gostaria de ser tratado pelos seus habitantes. Seria suficiente cuidar do meio ambiente e ser um consumidor consciente? Ou a Terra precisaria que seus moradores agissem e pensassem de outra forma?

Pensando em deixar tudo mais bonito e organizado, as professoras do 3º Ano contaram com a contribuição da Gráfica do CSA, que participou desenvolvendo um livrinho em formato da Terra, único e exclusivo.

Material criado em conjunto com a Gráfica do CSA e as professoras do 3º Ano

Para finalizar o projeto, as crianças escreveram 10 razões que as deixam felizes por morarem aqui na Terra.

O resultado final foi um projeto que conscientizou todas as crianças e também suas famílias.

Esse projeto vai ao encontro do pedido da UNESCO, da qual o Colégio Santo Antônio é membro, para que todas as escolas do mundo trabalhem com a   educação ambiental dentro das salas de aula.

Sobre o livro

Poderia ser por meio de trovões ou tempestades, mas a Terra preferiu mandar uma carta contando à humanidade o que está se passando com ela. Numa relação empática e de proximidade com cada ser humano, a Mãe Terra pede socorro entoando 100 verbos que precisam ser utilizados na prática. É claro que uma carta assim não poderia ficar sem resposta: a professora Carol, do 4º ano do Colégio Galáxia do Saber, tranquiliza a Terra contando-lhe sobre o que seus alunos estão fazendo.

Autor: Jonas Ribeiro
    Ilustração: Cris Eich