Valores franciscanos em sala de aula: aprendendo as virtudes de forma diferente

Valores franciscanos em sala de aula: aprendendo as virtudes de forma diferente

2º Ano estuda as virtudes de forma lúdica, por meio de adesivos, histórias e jogo

As aulas de Ensino Religioso do 2º Ano do Ensino Fundamental estão abordando um tema muito importante na educação dos alunos: as virtudes. Fé, bondade, amor, amizade, simpatia, simplicidade, paciência e humildade são valores essenciais na formação do caráter e da personalidade, são virtudes que educam a consciência.

Por ser um pouco abstrato, o ensino das virtudes para crianças pode ser dificultoso. A partir daí, surgiu nos professores a ideia de criar um projeto diferente para o 2º Ano.

O Projeto das virtudes

projeto-virtudes-colegio-santo-antonioPor meio de uma história, os alunos são convidados a descobrir, através de enigmas, as virtudes presentes no trabalho. Em forma de jogo entre meninos e meninas, a primeira criança que identifica a virtude ou que interpreta o enigma, ganha pontos para seu grupo.

Além disso, a cada virtude estudada, os alunos recebem um adesivo que é colado em suas blusas de uniforme. Segundo a professora Angélica, isso é uma forma de sedimentar o conhecimento, porque tanto na escola como em casa, a criança, quando perguntada pelo significado daquele adesivo, irá revelar o que foi estudado em sala.

“As atividades devem ser introduzidas na vida da criança de acordo com seu nível de compreensão do mundo, de elaboração de pensamento. O impulso lúdico desperta para a alegria de aprender, leva a criança a imaginar”, explica a professora.

Dessa forma, com os adesivos no uniforme, os alunos são engajados e estimulados a compartilhar o que aprenderam em sala de aula. Essa é uma forma divertida e eficaz no ensino desse tema tão importante na formação dos educandos.

csa-slogan-2017

Comments (1)

• ESTE PROJETO PARA MIM É FANTÁSTICO. PARABÉNS!